Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22094
Tipo: TCC
Título: Corposonoro: uma proposta pedagógica para o ensino não formal da dança do ventre.
Título(s) alternativo(s): Corposonoro: a pedagogical proposal for the non-formal teaching of belly dance.
Autor(es): Ribeiro, Thaismary Neri dos Santos
Primeiro Orientador: Vicente, Ana Valéria Ramos
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica de ensino não formal da Dança do Ventre chamada de CorpoSonoro. Essa proposta foi construída devido às dificuldades apresentadas pelas alunas em se movimentar seguindo o ritmo, pulsação ou melodia das músicas árabes que são utilizadas na dança do ventre, portanto, de desenvolverem a improvisação através do diálogo com a música árabe; e nas dificuldades das alunas perceberem que não há um corpo ideal para a dança. Devido a essas questões, a proposta de ensino CorpoSonoro foi desenvolvida a fim de facilitar o processo de aprendizagem com base nos diálogos entre o corpo e o som, neste caso, entre a dança do ventre e a música árabe. A estrutura apresentada baseia-se no experimento pedagógico realizado na Escola de Dança Joseana Vicente, na cidade de João Pessoa-PB, numa turma única de Dança do Ventre no período de fevereiro à dezembro de 2019. Além dessa estratégia metodológica houve a utilização de pesquisas bibliográficas na área da dança e da música, como o Khaled Emam (2019), Marcia Dib (2010) e Tsumbe Mussundza (2018) que ajudam a fundamentar a proposta partir desses diálogos entre as duas linguagens e das autoras, Fátima Freire (2008), Inaicyra dos Santos (2019), Isabel Marques (2014) e Valéria Vicente (2015) que apresentam propostas metodológicas de ensino. A partir dessa pesquisa concluímos que é possível apresentar diferentes modos de ensino na dança do ventre e que o aprofundamento do autoconhecimento e da escuta corporal pode facilitar o aprendizado desta técnica de dança e dar maior segurança na improvisação.
Abstract: This final paper aims to present a pedagogical proposal of non-formal belly dance teaching called CorpoSonoro. This proposal was built due to the following difficulties shown by students: moving according to the rhythm, pulse or melody of the Arab songs that are used for belly dancing; identifying its rhythmic structure and develop improvisation through dialogue with Arab music; and realizing that there is no ideal body for the dance. Thinking of these issues, the teaching proposal CorpoSonoro was developed in order to facilitate the learning process based on the dialogues between the body and the sound, in this case, between belly dancing and Arabic music. The structure present here is based on the pedagogical experiment carried out at Escola de Dança Joseana Vicente, in the city of João Pessoa-PB, in an only Belly Dance class group from February to December 2019. In addition to this methodological strategy, there was a literature review in the area of dance and music, highlighting the authors Khaled Emam (2019), Marcia Dib (2010) and Tsumbe Mussundza (2018); and in the area of dance teaching methodology, in dialogue with the authors, Fátima Freire (2008), Inaicyra dos Santos (2019), Isabel Marques (2014) and Valéria Vicente (2015). From this research we conclude that it is possible to present different modes of teaching Belly Dance and that the deepening of self-knowledge and body awareness can facilitate the learning of this dance technique and provide greater confidence in improvisation.
Palavras-chave: Dança - Ensino
Dança do ventre - Ensino
Dança e música árabe
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22094
Data do documento: 14-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TNSR10022022.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons