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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2231
Tipo: TCC
Título: Emocionalidades em questão: análise do perfil emocional dos pedagogos em formação do Centro de Educação da UFPB
Autor(es): Souza, Andressa Raquel de Oliveira
Melo, Anniely Laís Lima
Primeiro Orientador: Gonsalves, Elisa Pereira
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o perfil emocional dos pedagogos em formação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Campus I. Desse modo, buscamos compreender quais emoções estão mais presentes em seu cotidiano, com o objetivo primeiro de verificar de que forma estas emocionalidades podem contribuir para a prática pedagógica. O trabalho de campo foi realizado mediante à aplicação de um questionário fechado e à análise dos dados foi qualitativa e quantitativa, por acreditar que ambas não devem ser dicotomizados, uma vez que se complementam. A compreensão do objeto de estudo foi realizada a partir de uma abordagem teórica ancorada em Rafael Bisquerra Alzina, Juan-Carlos Pérez- González e António Vallés Arandiga. Após a análise dos dados, conclui-se que a empatia é uma emoção presente no perfil dos pedagogos em formação, ao mesmo tempo em que o medo, a ansiedade são emoções fortemente presentes e que possuem um poder de dificultar processos de aprendizagem e o próprio exercício da profissão.
Abstract: Este estudio tuvo como objetivo analizar el perfil emocional de los docentes en formación en el Centro de Educación de la Universidad Federal de Paraíba, Campus I. Por lo tanto, tratar de entender lo que las emociones están más presentes en su vida cotidiana, con el primer gol de comprobar cómo emocionalidades éstos pueden contribuir a la práctica pedagógica. El trabajo de campo se llevó a cabo mediante la aplicación de un cuestionario cerrado y el análisis de los datos fue cualitativa y cuantitativa, en la creencia de que tanto no deben ser dicotómica, ya que se complementan entre sí. La comprensión del objeto de estudio se basa en un enfoque teórico anclado en Rafael Bisquerra Alzina, Juan Carlos Pérez-González y Antonio Vallés Arandiga. Después de analizar los datos, se concluye que la empatía está muy presente perfil de la emoción de las guías en la formación, mientras que el miedo, la ansiedad son fuertemente presentes emoões y tener un poder impiden los procesos de aprendizaje y poseer la profesión.
Palavras-chave: Educação
Emoção - pedagogos
Docência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2231
Data do documento: 27-Nov-2015
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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