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metadata.dc.type: TCC
Title: Emocionalidades em questão: análise do perfil emocional dos pedagogos em formação do Centro de Educação da UFPB
metadata.dc.creator: Souza, Andressa Raquel de Oliveira
Melo, Anniely Laís Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonsalves, Elisa Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Carmen Sevilla Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee2: Escarião, Glória das Neves Dutra
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o perfil emocional dos pedagogos em formação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Campus I. Desse modo, buscamos compreender quais emoções estão mais presentes em seu cotidiano, com o objetivo primeiro de verificar de que forma estas emocionalidades podem contribuir para a prática pedagógica. O trabalho de campo foi realizado mediante à aplicação de um questionário fechado e à análise dos dados foi qualitativa e quantitativa, por acreditar que ambas não devem ser dicotomizados, uma vez que se complementam. A compreensão do objeto de estudo foi realizada a partir de uma abordagem teórica ancorada em Rafael Bisquerra Alzina, Juan-Carlos Pérez- González e António Vallés Arandiga. Após a análise dos dados, conclui-se que a empatia é uma emoção presente no perfil dos pedagogos em formação, ao mesmo tempo em que o medo, a ansiedade são emoções fortemente presentes e que possuem um poder de dificultar processos de aprendizagem e o próprio exercício da profissão.
Abstract: Este estudio tuvo como objetivo analizar el perfil emocional de los docentes en formación en el Centro de Educación de la Universidad Federal de Paraíba, Campus I. Por lo tanto, tratar de entender lo que las emociones están más presentes en su vida cotidiana, con el primer gol de comprobar cómo emocionalidades éstos pueden contribuir a la práctica pedagógica. El trabajo de campo se llevó a cabo mediante la aplicación de un cuestionario cerrado y el análisis de los datos fue cualitativa y cuantitativa, en la creencia de que tanto no deben ser dicotómica, ya que se complementan entre sí. La comprensión del objeto de estudio se basa en un enfoque teórico anclado en Rafael Bisquerra Alzina, Juan Carlos Pérez-González y Antonio Vallés Arandiga. Después de analizar los datos, se concluye que la empatía está muy presente perfil de la emoción de las guías en la formación, mientras que el miedo, la ansiedad son fuertemente presentes emoões y tener un poder impiden los procesos de aprendizaje y poseer la profesión.
Keywords: Educação
Emoção - pedagogos
Docência
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2231
Issue Date: 27-Nov-2015
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

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