Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2255
metadata.dc.type: TCC
Title: Formação docente: uma discussão sobre a prática pedagógica
metadata.dc.creator: Bezerra, Anne Karolline de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andréa Dantas de
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Fábio do Nascimento
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa feita em uma escola pública do município de João Pessoa, Paraíba, durante os meses de outubro a dezembro de 2014. Com o objetivo de analisar as principais características que acompanham um bom profissional em Educação, em especial, em Educação do Campo. Para isso, adotamos como base teórica alguns estudiosos, como: Freire (1997); Gadotti (2003); Alves (2000); Arroyo (2007); Chalita (2004) e documentos oficiais: PCN (BRASIL, 1997). Quanto aos procedimentos metodológicos, este trabalho caracteriza-se por ser um estudo exploratório, quanto aos objetivos e do tipo estudo de caso, quanto à aquisição e análise de dados. Para a coleta de dados utilizamos como instrumentos de pesquisa: uma entrevista semiestruturada e um diário de campo. A pesquisa teve um único sujeito – uma professora – que trabalha na instituição participante, com uma turma de 1o ano do Ensino Fundamental. Elegemos algumas categorias de análise que acreditamos serem essenciais e relevantes para se exercer a profissão de professor: domínio de conteúdo, responsabilidade, assiduidade, compromisso e autoavaliação. Ao fim do estudo constatamos que a professora investigada possui todos os elementos essências e relevantes para exercer a profissão de professor, se mostrando sempre aberta ao novo, esforçada, com controle de turma, e respeita o princípio de equidade. Concluímos que para nos tornamos professores, com um bom desempenho pedagógico, é preciso termos o interesse de investirmos em nossa carreira profissional, respeitando o nosso aluno, agindo com ética, levando a sério o compromisso que a prática pedagógica necessita, assim, só assim, nos tornamos bons profissionais em Educação.
Abstract: This work was developed from a survey in a public school in the city of João Pessoa, Paraíba, during the months from October to December 2014. In order to analyze the main features that accompany a good professional in education, especially in Rural Education. For this, we have adopted as a theoretical basis some scholars, such as Freire (1997); Gadotti (2003); Ahmed (2000); Arroyo (2007); Chalita (2004) and official documents: PCN (BRAZIL, 1997). As the methodological procedures, this work is characterized by being an exploratory study on the objectives and the type case study, as the data acquisition and analysis. To collect data we use as research tools: A semistructured interview and a field diary. The survey had a single subject - a teacher - who works at the participating institution, with a group of 1st year of elementary school. Elected some categories of analysis that we believe are essential and relevant to exercise the teaching profession: content domain, responsibility, diligence, commitment and self-assessment. At the end of the study we found that the investigated teacher has all the essences and relevant for exercising the teaching profession, showing always open to new, struggling with gang control, and respects the principle of equity. We conclude that to become teachers with good teaching performance, we need to have the interest to invest in our professional career, respecting our student acting ethically, taking seriously the commitment that the pedagogical practice needs, so, just so, we become good professionals in Education.
Keywords: Educação do campo
Formação docente
Ensino fundamental
Prática pedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2255
Issue Date: 9-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AKSB150620161,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.