Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTorres, Andreza Marisa-
dc.creatorTimbo, Bruno Henrique Oliveira-
dc.date.accessioned2017-09-20T13:15:31Z-
dc.date.available2016-04-25-
dc.date.available2017-09-20T13:15:31Z-
dc.date.issued2015-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2258-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the impact of the actions of the More Education Program for the construction of comprehensive education proposal in the field, full-time, at the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education Manoel Alves de Araujo, located in Pilar Municipality - PB . It has the following objectives: identify the actions taken by that school, examine the motivations of students to participate in the actions of the More Education Program and find out how the program's actions relate to the curriculum and the political pedagogical project of the school. The theoretical-methodological orientation adopted for this work follows a qualitative approach, critically and in-depth analysis of the study object, using different methodological procedures to achieve the proposed objectives. The research was guided from a theoretical framework that gives foundation to the Integral Education: Freire (2005), Teixeira (1962), Ribeiro (2009) among others. Popular Education and the Education field research was directed from: Caldart (2002), Arroyo (1999), Molina (2006) among others. Analyzed some documents and texts to complement the framework, such as operating manual of integral education, Rural Education notebooks, Pedagogical Policy Project, Manifesto of the pioneers of new education bill PNE 2011-2020, CEN / CEB No. 1 / 2002 Law No. 9394 - LDB and Law No. 8069 - ACE. The implementation of comprehensive education is crucial and the More Education Program is one of the leads that can give benefit to this practice, since performed with excellence as set out in operating manuals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-20T13:15:31Z No. of bitstreams: 1 AMST24052016: 1240541 bytes, checksum: 94938bd8d961815ece6dc63f7bd0efc3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-20T13:15:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMST24052016: 1240541 bytes, checksum: 94938bd8d961815ece6dc63f7bd0efc3 (MD5) Previous issue date: 2015-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação em tempo integralpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopt_BR
dc.titleEducação integral nas escolas do campo: uma análise na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Manoel Alves de Araújopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Orlandil de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3965769562932134pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Fábio do Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4266036935990040pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018294420248088pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo analisar o impacto das ações do Programa Mais Educação para a construção da proposta de educação integral no campo, em tempo integral, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Manoel Alves de Araújo, localizada no Município de Pilar – PB. Possui como objetivos específicos: identificar as ações desenvolvidas pela referida escola, analisar as motivações dos alunos para a participação nas ações do Programa Mais Educação e averiguar como as ações do programa se relacionam com o currículo e com o projeto político pedagógico da escola. A orientação teórico-metodológica adotada para realização deste trabalho segue uma abordagem qualitativa, de análise crítica e aprofundada do objeto de estudo, utilizando diferenciados procedimentos metodológicos para alcançar os objetivos propostos. A pesquisa foi norteada a partir de um referencial teórico que dá embasamento à Educação Integral: Freire (2005), Teixeira (1962), Ribeiro (2009) entre outros. A Educação popular e Educação do campo a pesquisa foi direcionada a partir de: Caldart (2002), Arroyo (1999), Molina (2006) dentre outros. Analisaram-se alguns documentos e textos para complementar o referencial, tais como Manual operacional de educação integral, cadernos da Educação do Campo, Projeto Político Pedagógico, Manifesto dos pioneiros da educação nova, Projeto de Lei PNE 2011-2020, CEN/CEB no1/2002, Lei no 9.394 – LDB e Lei No 8.069 - ECA. A implantação da educação integral é fundamental e o Programa Mais Educação é um dos fios condutores que podem dar subsídio a essa prática, desde que executado com excelência como consta nos manuais operacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMST240520161,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.