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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22598
Tipo: TCC
Título: Contact center e assédio moral
Autor(es): Nascimento, Laís de Oliveira
Primeiro Orientador: Moura, Paulo Vieira de
Resumo: As relações de trabalho são um ponto importante na vida e na rotina dos empregados e empregadores. Por isso, quando a construção desse laço é realizada embasada em situações degradantes e/ou humilhantes pode afetar a vítima tanto psicologicamente quanto fisicamente. O presente trabalho busca analisar como o assédio moral é encontrado nas empresas de contact center, verificar brevemente sobre a história das empresas de call center e seu surgimento no mercado, com olhar voltado também para a realidade do cenário paraibano. A análise foi realizada a partir de conceitos jurídicos entre os quais o de assédio moral constantes na doutrina jurídica brasileira. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base em autores do Direito do Trabalho, em particular em trabalhos científicos, bem como, de uma pesquisa documental que recorreu ao ordenamento jurídico nacional e decisões judiciais. A pesquisa jurisprudencial apresentada utiliza recorte institucional e, portanto, o foco é o Tribunal regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13). Para o recorte processual, todas as análises desta pesquisa são desenvolvidas com base em decisões vinculadas a Recursos Ordinários, interpostos no Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, cujas decisões foram proferidas no ano de 2021, habilitando este ano como recorte temporal. Como resultado destas observações foi verificado que o assédio moral é um elemento complexo e enraizado na cultura organizacional das empresas de contact center e que por vezes, traz ao trabalhador adoecimento não só mental, mas, também físico, que se estende aos demais âmbitos da vida deste. Essas práticas, conforme demonstra o material analisado, encontram assento em decisões judiciais que validam os comportamentos assediadores, como uma maneira de gerir as operações, e por consequência, abrindo espaço para que mais violações sejam infligidas aos trabalhadores.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Contact center
Assédio moral
Adoecimento
Direitos trabalhistas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Jurídicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22598
Data do documento: 26-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Direito - Santa Rita

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