Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22619
Tipo: | TCC |
Título: | A educação das crianças nos primeiros anos de escolarização |
Autor(es): | Souza, Adriana Ferreira Costa |
Primeiro Orientador: | Silva, José Amiraldo Alves da |
Resumo: | A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, sendo muito importante para o desenvolvimento do ser humano, assim como para as demais etapas na trajetória escolar dos educandos. É neste período que a criança entra em contato com outras culturas e vivência novas experiências. Por isso, o estudo buscou conhecer os principais desafios enfrentados no desenvolvimento da criança, destacando as diferentes concepções de criança e infância construídas ao longo do processo histórico, assim como a garantia do direito a educação das crianças presente na legislação brasileira, além de compreender o cuidar e o educar como processos que devem ser vivenciados de forma indissociável nos espaços destinados à educação dessas crianças. O interesse pela temática surgiu a partir de observações realizadas durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil numa creche municipal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório realizada numa perspectiva qualitativa, fundamentada nos documentos oficiais relacionados à educação, e nas contribuições de teóricos que estudam o assunto. Os resultados da análise das informações demonstraram as mudanças históricas ocorridas em relação ao conceito de criança e infância, que a Educação Infantil não era reconhecida e institucionalizada como se encontra atualmente, e também que os termos cuidar e educar fortemente discutidos hoje em dia, nem sempre foram compreendidos como processos indissociáveis na educação das crianças. |
Abstract: | Early Childhood Education is the first stage of Basic Education, being very important for the development of the human being, as well as for the other stages in the students' school trajectory. It is during this period that the child comes into contact with other cultures and experiences new experiences. Therefore, the study sought to understand the main challenges faced in child development, highlighting the different conceptions of child and childhood built throughout the historical process, as well as the guarantee of the right to education of children present in Brazilian legislation, in addition to understanding the caring and educating as processes that must be experienced inseparably in spaces destined to the education of these children. The interest in the theme arose from observations made during the Supervised Internship in Early Childhood Education in a municipal day care center. This is an exploratory bibliographical research carried out in a qualitative perspective, based on official documents related to education, and on the contributions of theorists who study the subject. The results of the analysis of the information demonstrated the historical changes that occurred in relation to the concept of child and childhood, that Early Childhood Education was not recognized and institutionalized as it is currently, and also that the terms care and educate strongly discussed today, not always were understood as inseparable processes in the education of children. |
Palavras-chave: | Educação infantil Escolarização Educação infantil - cuidar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22619 |
Data do documento: | 2-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AFCS28032022.pdf | 741,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons