Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22630
Tipo: Dissertação
Título: Representações identitárias de minorias sociais em livros didáticos de língua inglesa do ensino médio
Autor(es): Cordeiro, Ana Beatriz de Albuquerque Aragão
Primeiro Orientador: Bezerra, Fábio Alexandre Silva
Resumo: Os materiais didáticos, apesar de sua diversidade, são normalmente reduzidos ao livro didático (VILAÇA, 2009). Diante disso, ele tem sido pauta de diversos estudos nas últimas décadas (DAMIANOVIC, 2007; PAIVA, 2009; ALMEIDA FILHO, 2013, entre outros). Acrescentando ao espaço criado por estes trabalhos, nos propusemos, nesta pesquisa, a discutir, mais especificamente, o papel do livro didático enquanto propagador de representações identitárias. Para tanto, nos alinhamos, teoricamente, a Hall (2000), Bauman (2005) e Sousa Santos (1993) no que se refere a aspectos de representações identitárias. Objetivamos, nesse sentido, investigar representações identitárias de minorias sociais em livros didáticos de língua inglesa com vistas a discussões sobre diversidades. Para tanto, utilizamos conceitos e categorias de análise da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006) e o modelo tridimensional proposto por Fairclough (1989) para a Análise Crítica do Discurso como aparatos teórico-metodológicos. No que se relaciona aos aspectos metodológicos, nossa pesquisa configura-se como sendo de natureza quali-quantitativa e de abordagem interpretativista. Dentro dessa concepção, focamos os livros didáticos Take Over 3 (SANTOS, 2010) e Alive High 3 (MENEZES, BRAGA, et al., 2016), ambos referentes ao 3º ano do Ensino Médio, e aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de modo a analisar as representações de minorias sociais neles presentes. A partir da análise dos dados coletados, pudemos identificar situações em que as representações identitárias de minorias sociais são perpassadas por ideologias hegemônicas, apresentando as identidades marginalizadas como homogêneas e de maneira superficial, propiciando a criação de estereótipos e preconceitos para com estes grupos sociais. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de o livro didático trabalhar ativamente na superação de discursos preconceituosos e estereotipados de maneira a criar espaços de visibilização destas identidades marginalizadas.
Abstract: Teaching materials, despite their diversity, are usually reduced to textbooks (VILAÇA, 2009). Therefore, textbooks have been the focus of several studies in recent decades (DAMIANOVIC, 2007; PAIVA, 2009; ALMEIDA FILHO, 2013, among others). Adding to the space created by these investigations, we proposed, in this research, to discuss, more specifically, the role of the textbook as a propagator of identity representations. In this sense, we are theoretically aligned with Hall (2000), Bauman (2005) and Sousa Santos (1993) regarding aspects of identity representations. Therefore, we aim to investigate the identity representations of social minorities in English language textbooks with a view to discussions about diversities. To that end, we use concepts and categories of analysis of the Grammar of Visual Design by Kress and van Leeuwen (2006) and the three-dimensional model proposed by Fairclough (1989) for Critical Discourse Analysis as theoretical-methodological apparatus. Regarding the methodological aspects, this qualitative-quantitative research takes on an interpretive approach. Within this concept, we focus on the textbooks Take Over 3 (SANTOS, 2010) and Alive High 3 (MENEZES, BRAGA, et al., 2016), both used in the 3rd year of High School, and approved by the National Textbook Program (PNLD), in order to analyze the representations of social minorities in them. From the analysis of the collected data, we were able to identify situations in which the identity representations of social minorities are permeated by hegemonic ideologies, presenting the marginalized identities as homogeneous and superficial, allowing the creation of stereotypes and prejudices towards these social groups. The research results point to the need for textbooks to actively work towards overcoming prejudiced and stereotyped discourses in order to create spaces for visibility of these marginalized identities.
Palavras-chave: Livro didático
Minorias sociais
Representações identitárias
Análise crítica do discurso
Gramática do design visual
Língua inglesa
Textbook
Social minorities
Identity representations
Critical discourse analysis
Grammar of visual design
English language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22630
Data do documento: 13-Ago-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaBeatrizDeAlbuquerqueAragãoCordeiro_Dissert.pdf3,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons