Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22736
Tipo: | Tese |
Título: | Expressão gráfica arquitetônica: um estudo sobre a relação entre os sujeitos, o meio e a produção acadêmica na construção do conhecimento |
Autor(es): | Fulgêncio, Vinicius Albuquerque |
Primeiro Orientador: | Medeiros, Lucas Figueiredo de |
Primeiro Coorientador: | Barros, Amélia de Farias Panet |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar como ocorre a construção do conhecimento na área de Expressão Gráfica, que é caracterizada na literatura como uma área sem identidade e por uma produção acadêmica de baixo rigor teórico-metodológico, forte caráter intuitivo, e maior enfoque nas tecnologias do que nos processos de ensino aprendizagem. Para tal, o trabalho estuda a relação entre os meios acadêmicos e seus sujeitos, e a relação entre a produção acadêmica e seus sujeitos, utilizando como recorte a Educação Gráfica e o Ensino de Expressão Gráfica Arquitetônica. Para esta pesquisa os meios acadêmicos são departamentos e cursos de pós-graduação e os sujeitos são os currículos dos docentes. Para se estudar que tipo de conhecimento é construído e validado por essas relações foram utilizados os currículos dos autores e as publicações de dois eventos da área de Expressão Gráfica. Do ponto de vista da abordagem metodológica, esse trabalho se caracteriza por um estudo de caso, buscando compreender as relações dos casos e contexto. A partir dos aportes teóricos foram desenvolvidas categorias analíticas para compreender as relações entre o meio acadêmico e sujeitos, bem como a produção e sujeitos. Os resultados demonstram que ter meios acadêmicos específicos para a Expressão Gráfica não propicia uma produção acadêmica direcionada para a área, seja na Graduação ou na Pós-Graduação. A identidade da Expressão Gráfica é ampla, mas com dois principais enfoques: geometria e estudos da imagem. Já a Expressão Gráfica Arquitetônica, dentro do recorte da pesquisa, apresenta uma produção acadêmica direcionada aos temas da área, ainda que não se constitua como espaços específicos dentro dos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Por fim, a produção acadêmica sobre Ensino de Expressão Gráfica Arquitetônica apresenta problemas de caráter teórico-metodológico, mas com indicativo de melhora nos últimos anos. |
Abstract: | This research aims at investigating knowledge construction within the academic field of Graphic Expression (also known as Graphic Design or Technical Drawing). The literature portrays the field as lacking an identity, as being intuitive and lacking theoretical-methodological rigour, and as focusing on technologies instead of teaching-learning processes. To verify these claims, this thesis investigates the relationship between academia and its subjects, as well as the relationship between academic production and subjects, using Graphic Education and the Teaching of Architectural Graphic Expression as a framework. Advances in an area of knowledge presuppose that its results are based on a theoretical-methodological structure. In this research, the academia are departments and graduate courses (M.Sc. and PhD research programs) and the subjects are teachers' curricula. To study what kind of knowledge these relationships build and validate, the research analyses publications of two congresses in Graphic Expression. This work is characterized by a case study, seeking to understand the relationships between cases and context. From the theoretical contributions, analytical categories were developed to understand the relationships between the academia and subjects, as well publications and subjects. The results demonstrate that having a specific academic environment for Graphic Expression does not result into an academic production directed to the field, whether at undergraduate or graduate level. The Graphic Expression identity is diffuse, but it has two main parts: geometry and image studies. The Architectural Graphics Expression, within the scope of this research, presents an academic production directed to the field, even though it does not find a place within graduate programs in Architecture and Urbanism. Finally, academic production on the Teaching of Architectural Graphic Expression presents problems of a theoretical-methodological nature, but there are signs of improvement in recent years. RESUMEN. Este trabajo tiene como reto investigar como ocurre la construcción del conocimiento en el área de Expresión Gráfica que es caracterizada en la literatura como un área sin identidad y una producción académica con poco rigor teórico-metodológico, gran carácter intuitivo, y un mayor enfoque en las tecnologías que en los procesos de enseñanza-aprendizaje. Para ello, se estudia la relación entre los medios académicos y sus sujetos, y la relación entre la producción académica y sus sujetos, utilizando como enfoque la Educación Gráfica y la Enseñanza de Expresión Gráfica Arquitectónica. Para esta investigación los medios académicos son los departamentos y cursos de postgrado y sus sujetos los currículos de los docentes. Para estudiar qué tipo de conocimiento es construido y validado por esas relaciones se utilizó los currículos de autores y las publicaciones de dos eventos del área de Expresión Gráfica. Desde el punto de vista metodológico, ese trabajo se caracteriza por un estudio de caso, buscando comprender las relaciones entre los casos y el contexto. A partir de los aportes teóricos se desarrollaron categorías analíticas para comprender las relaciones entre los medios académicos y sujetos, así como la producción y sujetos. Los resultados muestran que los medios específicos para la Expresión Gráfica no garantizan que la producción académica direccionada para el área; sea en nivel de grado o postgrado. La identidad de la Expresión Gráfica es difusa, pero hay dos principales enfoques: geometría y estudios de imagen. Por su vez, la Expresión Gráfica Arquitectónica, en el enfoque de esta investigación, presenta una producción académica direccionada a los temas del área, aunque no sea un espacio específico en los Programas de Postgrado en Arquitectura y Urbanismo. Por fin, la producción académica sobre Enseñanza de Expresión Gráfica Arquitectónica tiene problemas de carácter teórico-metodológico, pero con indicativo de mejora en los últimos años. |
Palavras-chave: | Expressão gráfica Ensino de expressão gráfica arquitetônica Praxeologia GRAPHICA SIGRADI Graphic expression Teaching of architectural graphic expression Praxeology Expresión gráfica Enseñanza de expresión gráfica arquitectónica Praxeología |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Arquitetura e Urbanismo |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22736 |
Data do documento: | 16-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ViniciusAlbuquerqueFulgêncio_Tese.pdf | 6,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons