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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22738
Tipo: | TCC |
Título: | Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a educação: estratégias de aprendizado |
Autor(es): | Ferreira, Eyldia Alves |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Karen Guedes |
Resumo: | Atualmente, estima-se que apenas no Brasil, dois milhões de pessoas estejam dentro do espectro; em 2012 a então presidente da república Dilma Rousseff reconheceu o transtorno do espectro autista como uma deficiência, sendo assim, qualquer pessoa com diagnostico, está amparada por lei. No entanto, mesmo com leis que garantem a sua inclusão e permanência na rede pública e regular de ensino, e sugira uma educação adaptada para cada necessidade, encontrar escolas preparadas para atender essas crianças é um dos maiores desafios para os pais ou tutores. Seja de grau leve, moderado ou severo, as crianças com TEA, enfrentam desafios e preconceitos constantemente, a maior luta de todas, é pela inclusão. Desse modo esse estudo tem como objetivo geral averiguar as estratégias de aprendizado para a pessoa com transtorno do espectro autista (TEA) e especificamente apresentar os critérios diagnósticos para o TEA; compreender a relação entre escola e a família de crianças com o transtorno do espectro autista e verificar estratégias que contribuem para o aprendizado e inclusão de pessoas com TEA. |
Abstract: | Currently, it is estimated that in Brazil alone, two million people are within the spectrum; in 2012 the then president of the republic, Dilma Rousseff, recognized autism spectrum disorder as a disability, so anyone with a diagnosis is covered by law. However, even with laws that guarantee their inclusion and permanence in the public and regular education system, and suggest an education adapted to each need, finding schools prepared to serve these children is one of the biggest challenges for parents or guardians. Be it mild, moderate or severe, children with ASD face challenges and prejudices constantly, the biggest fight of all is for inclusion. Thus, this study aims to investigate the learning strategies for people with autism spectrum disorder (ASD) and specifically present the diagnostic criteria for ASD; understand the relationship between school and the family of children with autism spectrum disorder and verify strategies that contribute to the learning and inclusion of people with ASD. |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista Educação Inclusão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22738 |
Data do documento: | 3-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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