Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22944| Tipo: | TCC |
| Título: | O gênero textual fanfic nas aulas de língua portuguesa |
| Autor(es): | Lima, Izabelle Oliveira Bezerra de |
| Primeiro Orientador: | Lima, Fernanda Barboza de |
| Resumo: | A inserção da internet na sociedade proporcionou mudanças significativas no modo de viver e pensar dos indivíduos. No ambiente escolar, esta mudança ocorreu e vem ocorrendo de forma gradativa, e respeitando os parâmetros educacionais, visto que a educação é construída pelos indivíduos e sua adaptação requer diversos fatores. Ensinar a Língua Portuguesa e seus eixos como leitura, escrita e gramática, com foco nos letramentos digitais, pode não parecer acessível para alguns docentes, sobretudo, aqueles que estão acostumados a uma metodologia mais conservadora. Entretanto, as mídias digitais e os gêneros textuais que surgem delas podem ser uma forma de aliar o ensino de português a práticas de linguagem que fazem parte da vida do aluno. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva compreender como o gênero fanfic pode contribuir para aulas de Língua Portuguesa no ensino médio, questionando se os professores estariam dispostos a pensar práticas de ensino em torno desse gênero e como os alunos reagiriam a isso. Nossa pesquisa teve abordagem qualiquantitativa e utilizou como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários junto a professores e alunos do ensino médio durante 8 de maio até 7 de junho. Para fundamentar nossas discussões, utilizamos obras como as de Antunes (2009), Marcuschi (2008), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017), Bakhtin (1991), Lopes-Rossi (2011), Rojo (2002), Soares (1999), Kleiman (2005) e Coscarelli (2017), entre outras, além de consultarmos os documentos orientadores de Língua Portuguesa, como os PCN (2002) e a BNCC (2019). Ao fim da nossa trajetória, concluímos que a inserção do gênero fanfic pode contribuir com as atividades de leitura, escrita e o ensino de gramática, ao passo que instiga o aluno a se envolver em práticas de linguagem em torno de um gênero que ele já conhece e se interessa em seu cotidiano, como ficou demonstrado com a pesquisa. |
| Abstract: | The insertion of the internet in society provided significant changes in the way of living and thinking of individuals. In the school environment, this change has occurred and is occurring gradually, and respecting educational parameters, since education is built by individuals and its adaptation requires several factors. Teaching the Portuguese language and its axes such as reading, writing and grammar, with a focus on digital literacy, may not seem approachable for some teachers, especially those who are used to a more conservative methodology. However, digital media and the textual genres that emerge from them can be a way to combine Portuguese teaching with language practices that are part of the student's life. In this perspective, this work aims to understand how the fanfic genre can contribute to Portuguese language classes in high school, questioning whether teachers would be willing to think teaching practices around this genre and how students would react to it. Our research had a qualiquantitative approach and used as procedures, the bibliographical research and the application of questionnaires with teachers and high school students during may 8th and july 7th. To support our discussions, we used works such as those by Antunes (2009), Marcuschi (2008), Ferrarezi Jr. and Carvalho (2017), Bakhtin (1991), Lopes-Rossi (2011), Rojo (2002), Soares (1999), Kleiman (2005) and Coscarelli (2017), among others, in addition to consulting the guiding documents of the Portuguese Language, such as the PCN (2002) and the BNCC (2019). At the end of our trajectory, we concluded that the inclusion of the fanfic genre can contribute to reading, writing and grammar teaching activities, while it encourages the student to engage in language practices around a genre he/she already knows and is interested in their daily lives, as demonstrated by the research. |
| Palavras-chave: | Ensino de português Letramento digital Gêneros textuais Fanfic |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22944 |
| Data do documento: | 2-Jul-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Izabelle de Lima.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
