Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22956| Tipo: | TCC |
| Título: | A importância do letramento crítico para o ensino da língua inglesa |
| Autor(es): | Damasceno, Andréia Macêdo |
| Primeiro Orientador: | Sousa, Alexandre de Albuquerque |
| Resumo: | Este artigo objetiva refletir sobre questões de letramento crítico na língua inglesa, baseado no contexto atual da educação, em que práticas de letramento fazem parte do processo do ensino-aprendizagem, visando uma educação centrada nos aspectos socioculturais, em que o indivíduo seja capaz de desenvolver seu senso crítico para uma possível transformação social. No que se refere ao papel do docente, o letramento crítico exige do professor uma maior habilidade, pois é necessária uma compreensão crítica do que está sendo lido para a construção de significados. Nesse sentido, nos propomos a destacar a importância do letramento critico na prática docente, uma vez que ele abrange aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos, visando uma aprendizagem significativa e uma contribuição para a sociedade. Como suporte teórico, serão utilizados os estudos de autores como Ana Cláudia Turcato de Oliveira (2018) e Aracelle Palma Fávoro Motta (2008), dentre outros. |
| Abstract: | This article aims to reflect on issues of critical literacy in the English language, based on the current context of education, in which literacy practice is part of the teachinglearning process, an education centered on sociocultural aspects, in which the individual is able to develop his critical sense for social transformation. With regard to 4 the teacher's role, critical literacy requires a greater skill from the teacher, as a critical understanding of what is being read is necessary for the construction of meanings. In this sense, we propose to highlight the importance of critical literacy in teaching practice, since it covers economic, social, cultural and political aspects, significant learning and a contribution to society. For theoretical support, the studies of Ana Cláudia Turcato de Oliveira (2018) and Aracelle Palma Fávoro Motta (2008), among others, are going to be taken into consideration. |
| Palavras-chave: | Língua Inglesa Letramento Crítico Prática Docente |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22956 |
| Data do documento: | 28-Nov-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Andreia Macedo Damasceno.pdf | 223,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
