Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22974
Tipo: Dissertação
Título: Produção e avaliação de vídeos didáticos como ferramenta de aprendizagem ativa nas aulas de biologia
Autor(es): D'andréa, Rosicléa Maria Santos
Primeiro Orientador: Ruffo , Thiago Leite de Melo
Resumo: O ensino de Biologia enfrenta atualmente o desafio de se modernizar num mundo em constante transformação, em especial com relação ao desenvolvimento e emprego de novas tecnologias educacionais. A utilização de novas metodologias de aprendizagem nas aulas de Biologia constitui uma ferramenta ativa para o aprendizado centrado no estudante. Este trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e teve como objetivo avaliar o processo de produção de vídeos didáticos de curta duração por estudantes do Curso Técnico em Mecânica integrado ao ensino médio como ferramenta de aprendizagem ativa nas aulas de Biologia. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa e quantitativa quanto à abordagem, como participante quanto aos procedimentos, como pesquisa-ação quanto aos objetivos e como pesquisa de campo quanto ao objeto. Atividades presenciais e em ambientes virtuais foram utilizadas para a orientação dos estudantes nas etapas de produção de vídeos. Os estudantes foram avaliados por meio de pré-testes, pós-testes, questionários de participação e fichas de autoavaliação. As atividades desenvolvidas melhoraram habilidades dos estudantes como trabalho em equipe, interação para a resolução de problemas, organização, cooperação, interesse e responsabilidade. A produção dos vídeos permitiu a criação do Cine-Bio, uma plataforma didática hospedada no canal oficial de divulgação do IFPB campus João Pessoa e disponível a qualquer usuário interessado. Como produto desta pesquisa, foi gerado um guia metodológico para a produção de vídeos de curta duração para ser utilizado por professores e seus estudantes. A participação ativa dos estudantes na produção dos vídeos mostrou que essa ferramenta é adequada para uma aprendizagem centrada no estudante.
Abstract: Biology teaching currently faces the challenge of modernizing in a world in constant transformation, especially concerning the development and use of new educational technologies. The use of new learning methodologies in Biology classes is an active tool for student-centered learning. This work was developed at the Federal Institute of Paraíba (IFPB) and aimed to evaluate the process of producing short didactic videos by students from the Vocational Course in Mechanics at the high school level as a tool for active learning in Biology classes. The research’s approach was characterized as qualitative and quantitative, as participant in terms of procedures, as action-research in terms of objectives and as field research in terms of object. Face to face activities and virtual environments were used to guide students in the stages of video production. Students were assessed through pre-test, post-test, participation questionnaire and self-assessment forms. The developed activities improved student skills such as teamwork, interaction to solve problems, organization, cooperation, interest, and responsibility. The video production made it possible to design Cine-Bio, a didactic platform hosted at IFPB’s João Pessoa campus official video channel and made available to any interested user. As a product of this research, a methodological guide was generated to produce short videos to be used by teachers and their students. The active participation of students in the production of videos has shown that this tool is suitable for student-centered learning.
Palavras-chave: Aprendizagem centrada no estudante
Método de aprendizagem ativa
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino de Biologia
Habilidades do século XXI
Student-centered learning
Active learning method
Virtual learning environment
Biology teaching
21st century skills
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22974
Data do documento: 29-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosicléaMariaSantosD'andréa_Dissert.pdf25,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons