Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23025
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Aniele da Conceição-
dc.date.accessioned2022-06-07T18:25:20Z-
dc.date.available2020-12-02-
dc.date.available2022-06-07T18:25:20Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23025-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze how professional identity is constructed in the autobiographical report, produced by a beginning teacher in the light of the theoretical and methodological principles of Narrative inquiry, in the Supervised Internship I of the English Language Course (e-learning) at Federal University of Paraiba. For this, this research is based on the studies about Foreign language teachers education (BRASIL, 1998; ROCHA; BASSO, 2008;), Supervised Internship (PIMENTA; LIMA, 2004, 2012); and Narrative Inquiry (CLANDININ; CONNELLY, 2000; CONNELLY; CLANDININ, 2004; CLANDININ, 2007) whose focus is on the study of human experience. This case study of a biographical and qualitative nature, reveals, through an autobiographical report, the educational path and stories experienced by a beginning teacher. The results demonstrate the role of autobiographical report in the (re) construction of teacher identity in contexts of initial teacher education, as in the case of the Supervised Internship.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-07T18:25:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 5 - TCC ANIELE VERSAO FINAL.pdf: 428655 bytes, checksum: 8545be5ad1936c2f883cc9b3a12e862a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-07T18:25:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 5 - TCC ANIELE VERSAO FINAL.pdf: 428655 bytes, checksum: 8545be5ad1936c2f883cc9b3a12e862a (MD5) Previous issue date: 2020-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectInglês.pt_BR
dc.subjectPesquisa Narrativapt_BR
dc.subjectRelato Autobiográficopt_BR
dc.titleHistórias sobre o ensino de Língua Inglesa reveladas no relato autobiográfico: um estudo de caso à luz da pesquisa narrativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Sandra Maria Araújo-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 07/06/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 07/06/2022pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar como a identidade profissional é construída no relato autobiográfico, produzido por uma professora iniciante à luz dos princípios teóricos e metodológicos da Pesquisa Narrativa, na disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de Letras-Língua Inglesa (modalidade a distância) da Universidade Federal da Paraíba. Para isso, esta pesquisa fundamenta-se nos estudos acerca de Formação de professores de língua estrangeira (BRASIL, 1998; ROCHA; BASSO, 2008; ), Estágio Supervisionado (PIMENTA; LIMA, 2004, 2012); e Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000; CONNELLY; CLANDININ, 2004; CLANDININ, 2007) cujo foco é o estudo da experiência humana. Este estudo de caso de natureza biográfica e cunho qualitativo, desvela, por meio de um relato autobiográfico, o percurso de formação e histórias vividas por uma professora iniciante. Os resultados demonstram o papel do relato autobiográfico na (re)construção da identidade docente em contextos de formação inicial de professores, como é o caso do Estágio Supervisionado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Amon Mascarenhas de Andrade. O Estágio Supervisionado e a Práxis Docente. In: SILVA. Maria Lucia Santos Ferreira da. (Org) Estágio Curricular: Contribuições para o redimensionamento de sua prática. Natal: EdUFRN. 2005. Disponível em: www.educ.ufrn.br/arnon/estágio/pdf:acesso. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003/[1992]. BRASIL. Parâmentros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Língua Estrangeira,Brasília: MECSEF,1998 BRAIT, B. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005. BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um Interacionismo Sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1999. _____. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 2004. _____. Atividade de Linguagem, Discurso e Desenvolvimento Humano. MACHADO, A. R.; MATENCIO, M. L. M. (Orgs.). Campinas Mercado de Letras, 2006. BRONCKART, J. P.; MACHADO, A. R. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, Anna Rachel. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 132-163._____. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas: Mercado de Letras, 2008.2008. _____. Por que e como analisar o trabalho do professor. In: BRONCKART, J.P.. Atividade de Linguagem, Discurso e Desenvolvimento Humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2009, p. 203-229. BUENO, Luzia. A construção de representações sobre o trabalho docente: o papel do estágio. São Paulo: FAPESPE, EDUC, 2009. CARROLO, C. Formação e identidade professional dos professores. In: ESTRELA, M. T.. Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto, 1973, p. 21-50. CLANDININ,D. Jean. Engaging in narrative inquiry. Walnut Creek: Left Coast Press.2013. CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.CLANDININ, D. J.; ROSIEK, J. Mapping a landscape of narrative inquiry: borderland spaces and tensions. In: CLANDININ, D. J. The handbook of Narrative Inquiry: mapping a methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2007, p.35-75. CONNELLY, F.M.; CLANDININ, D. J. (org.). Narrative Inquiry. In: GREEN, Judith L., CAMILLI, Gregory.ELMORE, Patricia B. Handbook Of Complementary Methods In Educationa Research Washington: American Educational Association,2006.p. 477-487. _____. Narrative Inquiry: experience and story in qualitative research: San Francisco: JosseyBay, 2000. CLOT, Y.. A função psicológica do trabalho. (A. Sobral, Trad.). Petrópolis: Vozes. 2006. GAMERO, R.; EL KADRI, M.S.; GIMENEZ, T.. Material didático para educação tecnológica de professores de inglês: uma experiência no âmbito do programa ‘Novos Talentos’. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 15, nº 1, 2012, pp. 181-212. GUÉRIN, F., Laville, A., Daniellou, F., Duraffourg, J., & Kerguelen, A.. Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo: Editora Edgard Blücher. 2001. HEATH, S.B. Ways with words: language, life and work in communities and classrooms. Cambridge: Cambridge University Press, 1983. HOLLAND, D.; LACHICOTTE Jr., W.; SKINNER, D.; CAIN, C.. Identity and agency in cultural worlds. Cambridge, Mass: Haverd University Press,1998. JOSSO, M.C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004. Letramentos híbridos e o relato fotobiográfico no estágio supervisionado. Cadernos de Letras (UFPEL), v. 18, p. 156-175, 2012. KLEIMAN, A.B.. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, v.32, n. 53, p.1-25, 2007. _____. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Cefiel/Unicamp &MEC, 2005. Disponível em:<http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos/5710.pdf Acesso em: 26/10/09. ____. Modelos de letramentos. In: KLEIMAN, Angela. B. (Orgs.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995. MACHADO, A. R.. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Anna Rachel; COUTINHO, Antónia. (Orgs.). O Mercado de Letras, 2007, p. 77-97. _____. et.al. Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. São Paulo: Mercado de Letras, 2009. MELLO, D. M. English Teacher Education, Curriculum and Narrative Inquiry. In: MEDRADO, B. P. REICHMANN, C. L. (Orgs.). Projetos e Práticas na formação de professores de língua inglesa. João Pessoa: Editora da UFPB, 2012, p. 69-85. _____. Histórias de subversão do currículo, conflitos e experiências: buscando espaço para formação do professor de língua inglesa do curso de Letras. LAEL/PUC-SP. Tese de doutorado. 2005. PIMENTA.S.G. Formação de professores; identidade e saberes da docência in: PIMENTA, Selma Garrido (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente.8.ed. São Paulo:Cortez: 2012. PIMENTA; S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2010. _____. Estágio e docência. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2004. REICHMANN, C. L. Práticas de letramento docente no estágio supervisionado de Letras Estrangeiras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, n.1, 2012. _____. Ensinar, escrever, refazer(-se): um olhar sobre narrativas docentes e identidades. In: PEREIRA, Regina Celi M.; ROCA, Pilar.. (Org.). Linguística Aplicada: um caminho com muitos acessos. São Paulo: Editora Contexto, 2009, p. 69-89.ROCHA.C.H: BASSO.E.A (orgs.). Ensinar e aprender Língua estrangeira nas diferentes idades: reflexões para professores formadores. São Carlos, SP: Editora Claraluz,2008.p.15-34ROMERO, T.R.S. Autobiografias de professores de inglês: o entretecer de memória e narrativa na constituição da identidade profissional. In: Celani, Maria Antonieta Alba. (Org.). Reflexões e Ações (Trans)Formadoras no ensino-Aprendizagem de Inglês. 01ed.Campinas: Mercado de Letras, 2010, v. 01, p. 141-172. RIESSMAN,C. CK. Análise narrativa, Newbury Park,CCA: SAGE Publishings,Inc.1993 SOUZA, Elizeu Clementino (Org). Autobiografias,História de Vida e Formação: pesquisa e ensino. Salvador/Bahia: EDUNEB-EDIPUCRS,2 006. UFPB. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa, modalidade a distância.2020. VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5 - TCC ANIELE VERSAO FINAL.pdf418,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons