Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23025| Tipo: | TCC |
| Título: | Histórias sobre o ensino de Língua Inglesa reveladas no relato autobiográfico: um estudo de caso à luz da pesquisa narrativa |
| Autor(es): | Neves, Aniele da Conceição |
| Primeiro Orientador: | Dias, Sandra Maria Araújo |
| Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar como a identidade profissional é construída no relato autobiográfico, produzido por uma professora iniciante à luz dos princípios teóricos e metodológicos da Pesquisa Narrativa, na disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de Letras-Língua Inglesa (modalidade a distância) da Universidade Federal da Paraíba. Para isso, esta pesquisa fundamenta-se nos estudos acerca de Formação de professores de língua estrangeira (BRASIL, 1998; ROCHA; BASSO, 2008; ), Estágio Supervisionado (PIMENTA; LIMA, 2004, 2012); e Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000; CONNELLY; CLANDININ, 2004; CLANDININ, 2007) cujo foco é o estudo da experiência humana. Este estudo de caso de natureza biográfica e cunho qualitativo, desvela, por meio de um relato autobiográfico, o percurso de formação e histórias vividas por uma professora iniciante. Os resultados demonstram o papel do relato autobiográfico na (re)construção da identidade docente em contextos de formação inicial de professores, como é o caso do Estágio Supervisionado. |
| Abstract: | The present work aims to analyze how professional identity is constructed in the autobiographical report, produced by a beginning teacher in the light of the theoretical and methodological principles of Narrative inquiry, in the Supervised Internship I of the English Language Course (e-learning) at Federal University of Paraiba. For this, this research is based on the studies about Foreign language teachers education (BRASIL, 1998; ROCHA; BASSO, 2008;), Supervised Internship (PIMENTA; LIMA, 2004, 2012); and Narrative Inquiry (CLANDININ; CONNELLY, 2000; CONNELLY; CLANDININ, 2004; CLANDININ, 2007) whose focus is on the study of human experience. This case study of a biographical and qualitative nature, reveals, through an autobiographical report, the educational path and stories experienced by a beginning teacher. The results demonstrate the role of autobiographical report in the (re) construction of teacher identity in contexts of initial teacher education, as in the case of the Supervised Internship. |
| Palavras-chave: | Estágio Supervisionado Inglês. Pesquisa Narrativa Relato Autobiográfico |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23025 |
| Data do documento: | 27-Nov-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 5 - TCC ANIELE VERSAO FINAL.pdf | 418,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
