Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23025
Tipo: TCC
Título: Histórias sobre o ensino de Língua Inglesa reveladas no relato autobiográfico: um estudo de caso à luz da pesquisa narrativa
Autor(es): Neves, Aniele da Conceição
Primeiro Orientador: Dias, Sandra Maria Araújo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar como a identidade profissional é construída no relato autobiográfico, produzido por uma professora iniciante à luz dos princípios teóricos e metodológicos da Pesquisa Narrativa, na disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de Letras-Língua Inglesa (modalidade a distância) da Universidade Federal da Paraíba. Para isso, esta pesquisa fundamenta-se nos estudos acerca de Formação de professores de língua estrangeira (BRASIL, 1998; ROCHA; BASSO, 2008; ), Estágio Supervisionado (PIMENTA; LIMA, 2004, 2012); e Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000; CONNELLY; CLANDININ, 2004; CLANDININ, 2007) cujo foco é o estudo da experiência humana. Este estudo de caso de natureza biográfica e cunho qualitativo, desvela, por meio de um relato autobiográfico, o percurso de formação e histórias vividas por uma professora iniciante. Os resultados demonstram o papel do relato autobiográfico na (re)construção da identidade docente em contextos de formação inicial de professores, como é o caso do Estágio Supervisionado.
Abstract: The present work aims to analyze how professional identity is constructed in the autobiographical report, produced by a beginning teacher in the light of the theoretical and methodological principles of Narrative inquiry, in the Supervised Internship I of the English Language Course (e-learning) at Federal University of Paraiba. For this, this research is based on the studies about Foreign language teachers education (BRASIL, 1998; ROCHA; BASSO, 2008;), Supervised Internship (PIMENTA; LIMA, 2004, 2012); and Narrative Inquiry (CLANDININ; CONNELLY, 2000; CONNELLY; CLANDININ, 2004; CLANDININ, 2007) whose focus is on the study of human experience. This case study of a biographical and qualitative nature, reveals, through an autobiographical report, the educational path and stories experienced by a beginning teacher. The results demonstrate the role of autobiographical report in the (re) construction of teacher identity in contexts of initial teacher education, as in the case of the Supervised Internship.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Inglês.
Pesquisa Narrativa
Relato Autobiográfico
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23025
Data do documento: 27-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5 - TCC ANIELE VERSAO FINAL.pdf418,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons