Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23030
Tipo: TCC
Título: A proficuidade do uso dos recursos audiovisuais nas salas de aula das escolas públicas do ensino médio e fundamental II no município de Crisópolis/BA
Autor(es): Souza, Emanuel dos Santos
Primeiro Orientador: Saeger, Márcia Maria de M. Travassos
Resumo: Este trabalho pretende investigar os recursos audiovisuais presentes nas escolas públicas do município de Crisópolis/BA, reconhecendo esses recursos como resultantes dos grandes avanços tecnológicos, nos propomos a constatar sua proficuidade quando utilizados em sala de aula. Tomaremos como base autores como Stinghen (2016) e Freitas (2010), os quais defendem a inovação da prática educativa por meio de dispositivos tecnológicos. Trataremos sobre a influência das transformações tecnológicas na educação, trazendo consigo os recursos audiovisuais como ferramentas pedagógicas. Investigaremos também, quais são estas ferramentas e de que forma devem ser utilizadas em sala de aula. Para isso, por meio de formulários eletrônicos, elaborados com o intuito de coletar dados de duas escolas no município de Crisópolis/BA, entrevistamos alguns docentes, alunos e diretores. Os dados nos levaram a concluir que há falta de recursos audiovisuais no ambiente escolar, apesar de esta realidade não ser percebida por todos os participantes da pesquisa.
Abstract: This work inteds to investigate the audiovisual resources present in public schools in the city of Crisópolis/BA, recognizing these resources as the result of great technological advances, we propose to verify their usefulness when used in the classroom. We will take as a basis authors such as Stinghen (2016) and Freitas (2010), who defend the innovation of educational practice through technological devices. We will deal with the influence of technological changes in education, bringing audiovisual resources with them as pedagogical tools. We will also investigate what these tools are and how they should be used in the classroom. To do this, using electronic forms, designed to collect data from two schools in the municipality of Crisópolis / BA, we interviewed some teachers, students, and principals. The data led us to conclude that there is a lack of audiovisual resources in the school environment, despite the fact that this reality is not perceived by all research participants.
Palavras-chave: Escola
Alunos
Professores
Recursos audiovisuais
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23030
Data do documento: 27-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
10 - TCC Emanuel - Versão final.pdf843,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons