Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23034
Tipo: TCC
Título: A música como uma ferramenta lúdica no ensino de Língua Inglesa: descrevendo experiências do estágio supervisionado I
Autor(es): Santos, Evelyn White Costa
Primeiro Orientador: Osias, Juliene Paiva Araújo de
Resumo: No âmbito escolar brasileiro, é desafiador para o professor de Língua Inglesa contextualizar o ensino e aprendizagem, o que sugere a necessidade de adotar meios lúdicos para as práticas de ensino de inglês. Este relato de experiência descreve o recurso musical aplicado em sala de aula como uma ferramenta lúdica didático-pedagógica na aquisição da língua inglesa focado na comunicação oral, interação, motivação e conhecimentos a respeito da cultura, por meio das experiências e anotações de estágio da aluna Evelyn White, realizado com duas turmas do 6° ano do Ensino Fundamental II. A teorização desse relato fundamentase nos trabalhos e pesquisas desenvolvidos a partir de autores como Tim Murphey (1992), Deocleciano (2016), Batista (2008) e Silva Júnior e Silva (2016), além das contribuições de Jalil e Procailo (2009), Leffa (1988) e Portela (2007). Para os procedimentos metodológicos foi coletado o material do caderno de anotações das observações das aulas feitas com as turmas do 6o ANO, analisando os dados por meio da abordagem qualitativa, foi feito uma busca pelos resultados que a música trouxe aos alunos estudantes de Língua Inglesa nos fatores de motivação, interação, conhecimento oral e cultural da língua. Por ultimo, as considerações finais relata que a música atingiu satisfatoriamente todos os fatores que a pesquisa pretendeu enfatizar. Os alunos se mostraram motivados e encontraram na música uma forma de compartilhar e interagir o aprendizado com o outro.
Abstract: In the Brazilian school context, it is challenging for the English language teacher to contextualize teaching and learning, which suggests the need to adopt ludic means for English teaching practices. This experience report describes the musical resource applied in the classroom as a didactic-pedagogical playful tool in the acquisition of the English language focused on oral communication, interaction, motivation and knowledge about the culture. Evelyn White during her internship which was carried out, carried out with two classes from the 6th year of Elementary School II. The theorization of this report is based on works and research developed from authors such as Tim Murphey (1992), Deocleciano (2016), Batista (2008) and Silva Júnior e Silva (2016), in addition to the contributions of Jalil and Procailo (2009) ), Leffa (1988) and Portela (2007). For the methodological procedures, material was collected from the notebook of notes from the observations of classes made with the 6th grade classes, analyzing the data through the qualitative approach, a search was made for the results that the music brought to the students of English language in the factors motivation, interaction, oral and cultural knowledge of the language. Finally, the final considerations report that the music satisfactorily reached all the factors that the research intended to emphasize. The students were motivated and found in music a way to share and interact with each other.
Palavras-chave: Música.
Ensino
Língua Inglesa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23034
Data do documento: 27-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
12 - TCC-EVELYNWHITE-FINAL-2020.pdf980,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons