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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23054
Tipo: Dissertação
Título: Velo-cine, uma fábrica de projetores no nordeste brasileiro: uma abordagem arqueológica da mídia cinema
Autor(es): Dib, André Huchi
Primeiro Orientador: Lira, Bertrand de Souza
Resumo: Entre 1959 e 1983, uma fábrica sediada em Pernambuco produziu mais de uma centena de projetores, equipando e prestando serviços de manutenção para salas de cinemas em capitais e no interior do Nordeste. Ao oferecer tais produtos e serviços, a Indústria VeloCine Ltda. se estabeleceu como principal alternativa diante do alto custo de aquisição e manutenção de projetores originários da região Sudeste. Utilizando abordagens da arqueologia das mídias (ELSSAESSER, 2018; ZIELINSKI, 2006; e KITTLER, 2016) e parâmetros relativos a técnicas de exibição e fabricação de projetores no Brasil (LUCA, 2012; FREIRE, 2013 e 2018), e a partir de depoimentos de familiares, exibidores, projecionistas e técnicos de cinema, da análise de equipamentos produzidos pela fábrica, e do mapeamento de cinemas que utilizaram de seus produtos e serviços, esta pesquisa investiga fatores e condições que permitiram a existência da marca Velo-Cine. Como resultado, apresenta informações inéditas que permitem conhecer e contextualizar esta que possivelmente seja a única empresa brasileira de montagem, fabricação e comercialização de equipamentos de projeção cinematográfica na bitola 35mm a operar fora da região Sudeste. Na busca por compreender a relação entre as demandas específicas do circuito exibidor regional e como elas foram atendidas pela Velo-Cine, esta dissertação se relaciona com questões como a sala de cinema enquanto dispositivo midiático-comunicacional e a apropriação de tecnologias e conteúdos hegemônicos em ambientes periféricos.
Abstract: Between 1959 and 1983, a factory based in Pernambuco produced more than a hundred projectors, equipping and providing maintenance services for movie theaters in capitals and in the interior of Brazil’s northeast. By offering such products and services, Indústria Velo-Cine Ltda. established itself as the main alternative given the high cost of acquisition and maintenance of projectors made in the southeast region. By using media archeology approaches (ELSSAESSER, 2018; ZIELINSKI, 2006; and KITTLER, 2016) and parameters related to projector display and manufacturing techniques in Brazil (LUCA, 2012; FREIRE, 2013 and 2018), and from family members, exhibitors, projectionists and cinema technicians testimonials; the analysis of equipment produced by the factory; and the mapping of cinemas that used its products and services, this research investigates factors and conditions that allowed the existence of the Velo-Cine brand. As a result, it presents unpublished information that allows to know and put into context this, which is possibly the only brazilian company to assembly, manufacture and sale film projection equipment in 35mm operating outside the southeast. In the quest to understand the relationship between the specific demands of the regional exhibition circuit and how they were answered by Velo-Cine, this dissertation relates to issues such as the movie theater as a media device and the appropriation of technologies and hegemonic content in peripherals environments.
Palavras-chave: Projeção cinematográfica
História das mídias
Arqueologia do cinema
Projetor
Velo-cine
Film projection
Media history
Cinema archeology
Projector
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23054
Data do documento: 28-Set-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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