Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23074| Tipo: | TCC |
| Título: | O Uso Da Literatura Clássica Nas Aulas De Língua Inglesa No Ensino Médio: The Scarlet Letter, De Nathaniel Hawthorne |
| Autor(es): | Santos, José Edvaldo Pereira dos |
| Primeiro Orientador: | Leite, Maria do Rosário Silva |
| Resumo: | As aulas de Língua Inglesa têm enfrentado diversas dificuldades em relação ao ensino e aprendizagem, além disso, percebe-se ao longo das experiências escolares que estas aulas estão cada vez mais desinteressantes e desmotivadoras. A língua como fenômeno social, atrelada aos fatos sócio-históricos, deixa der ser um estudo isolado e passa ser um estudo amplo que envolve a diversidade do nosso mundo. Partindo desse pressuposto, o ensino da língua através da literatura e dos estudos clássicos poderá proporcionar ao estudante o contato com a cultura em que a Língua Inglesa é produzida e também com o modo de vida das pessoas, mesmo que seja no mundo ficcional (COLLIE e SLATER, 1987). Desta forma, o presente trabalho tem como finalidade investigar a percepção dos alunos nas aulas de Língua Inglesa com uso da literatura clássica, especificamente sobre o romance The Scarlet Letter (1850), do escritor Nathaniel Hawthorne, observando o envolvimento dos alunos o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira no ensino médio. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Targino Pereira, na Cidade de Araruna/PB, com uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Mediante os objetivos desta pesquisa de campo, os procedimentos vinculados às abordagens qualitativas se apresentam como os mais adequados para investigação. A amostra contou com a participação de 21 alunos de ambos os sexos. Para a coleta e análise de dados foi realizado um questionário semiaberto contendo 8 questões; sendo apenas três questões objetivas e cinco questões subjetivas. A partir das análises é possível perceber o envolvimento dos alunos nas aulas com uso da literatura, além disso, os estudantes relatam sobre o quanto aprenderam com o uso do romance clássico, pois esse estimula a curiosidade pela trama e a necessidade de entender diversos contextos relacionados à obra, tornando a aula mais atrativa e consequentemente auxiliando de forma significativa na aprendizagem da língua estrangeira. |
| Abstract: | English language classes have faced several difficulties in relation to teaching and learning. In addition, it is noticed throughout school experiences that these classes are increasingly uninteresting and demotivating. Language as a social phenomenon, linked to socio-historical facts, ceases to be an isolated study and becomes a broad study that involves diversity in our world. Starting from that assumption, language teaching through Literature and classical studies can provide students with contact with the culture in which the English language is advanced and also with the peoples’ way of life, even if it is in the fictional world, (COLLIE and SLATER, 1987). In this way, the present work investigates the perception of students in English language classes using classical literature, specifically about the novel The Scarlet Letter (1850), observing the involvement of students and the teaching and learning of the English Language in high school. A survey was carried out at the State School Targino Pereira, in the City of Araruna / PB, with a class from the 2nd year of high school. Through the objectives of this field research, the procedures linked to qualitative approaches are presented as the most suitable for investigation. The sample had the participation of 21 students of both sexes. For data collection and analysis, a semi-open questionnaire containing 8 questions was conducted; having only three objective questions and five subjective questions. From the analysis it is possible to perceive the involvement of students in classes with the use of literature. In addition, students report on how much they learned from the use of the classic novel as this estimates the curiosity for the plot and the need to understand different contexts related to making the class more attractive and consequently a significant learning of the foreign language. |
| Palavras-chave: | Literature Teaching English language Learning |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23074 |
| Data do documento: | 30-Nov-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 21 - TCC José Edvaldo - versão final.pdf | 493,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
