Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23093| Tipo: | TCC |
| Título: | Qualidade na ou da docência como trabalho? Uma trajetória transdisciplinar |
| Autor(es): | Santos, Roberto de Jesus dos |
| Primeiro Orientador: | Costa, Walisson Paulino de Araújo |
| Resumo: | Tradicionalmente, quando se pensa em qualidade versus trabalho, se pensa a qualidade ‘no trabalho’, visando, portanto, a salvaguarda física e mental do trabalhador. Porém, para o desenvolvimento desta pesquisa, elaboramos a seguinte pergunta: quais são as implicações de adotarmos a qualidade DO trabalho ao invés da qualidade NO trabalho no contexto da atividade docente? A partir dessa questão posta, estabelecemos como objetivo compreender as categorias trabalho e docência como trabalho no contexto da Linguística Aplicada, percorrendo uma trajetória transdisciplinar. Em termos metodológicos, esta pesquisa de cunho qualitativo consiste numa articulação teórica baseada na Clínica da Atividade, conforme CLOT (2013, 2017a, 2017b), entre outros autores. Ela também pode ser caracterizada como exploratória, já que buscamos uma maior familiaridade com o tema o trabalho docente e sua relação com a qualidade. No que se relaciona à fonte e aos procedimentos, ela se classifica como um estudo bibliográfico. Chegamos, finalmente, a um posicionamento que advoga em prol da qualidade do trabalho ao invés da qualidade no trabalho, pois essa virada suscita a promoção de um ativismo existencial no trabalhador, proporcionando transformação em seu meio e em si mesmo, além do orgulho de ser quem é |
| Abstract: | Traditionally, when one thinks of quality versus work, one thinks of quality 'at work', aiming, therefore, at the physical and mental safeguard of the worker. However, for the development of this research, we elaborated the following question: what are the implications of adopting quality OF work instead of quality AT work in the context of teaching activity? From this question posed, we established as objective to understand the categories work and teaching as work in the context of Applied Linguistics, going through a transdisciplinary trajectory. In methodological terms, this qualitative research consists of a theoretical articulation based on the Clinic of Activity, according to Clot (2013, 2017a, 2017b), among other authors. It can also be characterized as exploratory, since we seek a greater familiarity with the theme teacher work and its relationship with quality. Concerning the source and procedures, it is classified as a bibliographic study. Finally, we come to a position that advocates for the quality of work instead of quality at work, because this turn raises the promotion of an existential activism in the worker, providing transformation in his environment and in himself, besides the pride of being who he is. |
| Palavras-chave: | Trabalho docente Qualidade do trabalho Linguística Aplicada Clínica da Atividade |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23093 |
| Data do documento: | 27-Nov-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 30 - TCC - ROBERTO DE JESUS DOS SANTOS - VERSÃO FINAL.pdf | 978,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
