Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23097| Tipo: | TCC |
| Título: | O estudo da gramática e dos gêneros textuais na ressignificação do ensino de língua |
| Autor(es): | Bastos, Samille dos Santos Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Nicolau, Roseane Batista Feitosa |
| Resumo: | É fato que a gramática com suas regras e padrões se mostra o principal modo de enxergar o estudo de uma língua, pois em torno dela são definidas as principais atividades, bem como as correções de textos, o que para muitos alunos se tornou enfado e para professores uma árdua jornada, sem grandes resultados. Nesse contexto, enxergando tais dificuldades e cientes da necessidade de uma mudança no modo de ver o estudo da língua, muitos avanços na visão e no trabalho com a linguagem e também no ramo da linguística aplicada surgiram no final do século passado e neste início de século, na tentativa de dar ao estudo da língua uma forma mais coerente, sem, entretanto, negar a importância do estudo da gramática. Por isso, esse artigo tem como objetivo expor de forma breve uma pesquisa bibliográfica sobre os novos olhares sobre o estudo e ensino da língua focando nas exposições e propostas de três linguistas: Ingedore Koch e Maria Elias, Luiz Travaglia e Irandé Antunes, observando como esses linguistas realçam a visão da linguagem interativa, como enxergam a gramática, bem como a proposta de trabalho de cada um com os gêneros textuais, na busca por ressignificar os estudos da língua e da gramática. |
| Abstract: | It is a fact that grammar with its rules and standards proves to be the main way of seeing the study of a language, because around it are defined the main activities, as well as the corrections of texts, which for many students became bored and for teachers an arduous journey, without great results. In this context, seeing such difficulties and aware of the need for a change in the way of viewing the study of language, many advances in the vision and work with language and also in the field of applied linguistics appeared at the end of the last century and in the beginning of this century , in an attempt to give the study of the language a more coherent form, without, however, denying the importance of the study of grammar. For this reason, this article aims to briefly expose a bibliographic research on the new perspectives on the study and teaching of the language focusing on the exhibitions and proposals of three linguists: Ingedore Koch and Maria Elias, Luiz Travaglia and Irandé Antunes, observing how these Linguists emphasize the vision of interactive language, as they see the grammar, as well as the proposal of work of each one with the textual genres, in the search to reframe the studies of the language and the grammar. |
| Palavras-chave: | Ensino de língua Linguística aplicada e textual Gêneros textuais Gramática. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23097 |
| Data do documento: | 18-Nov-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 31 - TCC Samille versão final.pdf | 316,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
