Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23152
Tipo: | TCC |
Título: | O Uso de Tecnologias Educacionais como Ferramenta para Aplicação de Metodologias Ativas no Ensino de Língua Inglesa |
Autor(es): | Barbosa, Tatiana Ramalho |
Primeiro Orientador: | Sales, Laurênia Souto |
Resumo: | O século XXI trouxe avanços tecnológicos que transformaram a forma como interagimos uns com os outros, como buscamos informações, como nos entretemos. É natural que haja mudanças também na maneira de ensinar e de aprender, notadamente no que diz respeito ao ensino da língua inglesa, cada vez mais usada em todo o mundo e não apenas por nativos do idioma. Neste sentido, as gerações Z e alpha estão adquirindo conhecimentos significativos de uma maneira completamente diferente da geração de seus pais e professores. Encontrar práticas inovadoras e eficazes para entregar conteúdos em sala de aula para essas gerações tem sido uma tarefa árdua, sobretudo em tempos de ensino remoto devido à pandemia de Covid-19. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa, portanto, foi relatar uma experiência com o uso de tecnologias educacionais, especialmente com a utilização da sala virtual – Google Classroom –, de jogos interativos e da gamificação através do Classcraft, como suporte para a aplicação da metodologia ativa Flipped Classroom (sala de aula invertida). Quanto à metodologia adotada, trata-se de uma pesquisa-ação, elaborada a partir de uma sequência didática de 16 horas-aulas, aplicadas em uma turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola particular da capital do estado da Paraíba, João Pessoa. Os resultados apontaram para um maior protagonismo dos alunos, provocado pela sala de aula invertida. Há ainda indícios de uma maior motivação e mais interação entre os envolvidos. |
Abstract: | The 21st century brought technological advances that transform the way we interact with each other, seek information, and entertain ourselves. Naturally, there are also changes in the way we teach and learn, mainly regarding to the teaching of English, which has become more used each day worldwide, and not only by native speakers. In this sense, the generations Z and alpha are acquiring knowledge in a completely different way than the generation of their parents and teachers. Finding innovative and effective practices for delivering classroom content to these generations has been an arduous journey, especially in times of remote education due to the Covid-19 pandemic. Therefore, the objective of this research was to report an experience with the use of educational technologies, particularly with the use of the virtual room - Google Classroom -, of interactive games and of gamification through Classcraft, as support for the application of the active methodology Flipped Classroom. As of the methodology chosen, this is an action research, created from a didactic sequence of 16 class hours applied to a class of 8th grade of elementary school in a private school in the capital of the state of Paraíba, João Pessoa. The results pointed to a greater role for students, caused by the inverted classroom. There is also evidence of greater motivation and more interaction between those involved. |
Palavras-chave: | Sala de aula invertida Gamificação Classcraft Jogos digitais interativos Google Classroom |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23152 |
Data do documento: | 27-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
36 - TCC_Letras Inglês_Tatiana RamalhoVersão_Final.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons