Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23172
Tipo: | TCC |
Título: | O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade e as tecnologias |
Autor(es): | Silva, Ivo Balbino da |
Primeiro Orientador: | Osias, Juliene Paiva de Araújo |
Resumo: | O Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade tem sido um dos problemas comuns em jovens com alto uso de tecnologia, por isso tendem a ter com facilidade déficit de atenção e hiperatividade, apontou um estudo num período de dois anos com 2.587 alunos sem transtorno, comprovando que aqueles que usam regularmente a mídia digital mostraram sintomas da doença ao longo do tempo. Por isso, olhando nessa perspectiva, são realizadas diversas pesquisas em vários países, contribuindo-se para o conhecimento e análise desse problema. O objetivo do estudo é conhecer o problema e demais soluções efetivas para controlar algo que cresce devido ao uso da tecnologia. Este é um estudo descritivo e qualitativo que utiliza métodos de revisão de literatura para estudar o TDAH nos últimos anos, período em que cresceram ainda mais os casos devido ao aumento tecnológico. Assim, visando obter informações sobre os fatores envolvidos, como ela ocorre e seus processos neuronais, fatores de risco, métodos de diagnóstico e tratamento, objetivamos discutir e estimular a possibilidade de profissionais do ensino, principalmente professores e estudantes, compreenderem a complexidade do assunto e analisarem o conteúdo que aparece na literatura de forma contextual, considerado uma ferramenta para pesquisas atuais e futuras. |
Abstract: | The attention deficit hyperactivity disorder has been one of the common problems in young people with high use of technology, so they tend to have easily attention deficit hyperactivity,pointed out a study over a period of two years with 2,587 students without disorder, proving that those who regularly use digital media showed symptoms of the disease over time. Therefore, looking at this perspective, several researches are carried out in several countries, contributing to the knowledge and analysis of this problem. The aim of the study is to know the problem and other effective solutions to control something that grows due to the use of technology. This is a descriptive and qualitative study that uses literature review methods to study ADHD in recent years, a period in which cases have grown even more due to the increase in technology. Thus, aiming to obtain information about the factors involved, how it occurs and its neuronal processes, risk factors, diagnosis and treatment methods, we aim to discuss and stimulate the possibility of education professionals, especially teachers and students, to understand the complexity of the subject and analyze the content that appears in the literature in a contextual way, considered a tool for current and future research. |
Palavras-chave: | TDAH Tecnologia Déficit Jovens |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23172 |
Data do documento: | 13-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
09 - Ivo Balbino - TCC.pdf | 295,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons