Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Irasilmade Jesus Melo-
dc.date.accessioned2022-06-22T14:17:55Z-
dc.date.available2021-06-17-
dc.date.available2022-06-22T14:17:55Z-
dc.date.issued2021-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23173-
dc.description.abstractThe knowledge of the English language as a second language has become indispensable for professional and also personal life, and technological tools, specifically the Internet, have proved to be a great ally for the construction of language learning. This paper presents a systematic literature review, and aims to analyze the use of the Internet in teaching, its contributions and tools that help English language learning. For this, a survey was carried out in the Google Scholar database, seeking to evidence studies related to the use of the Internet and its tools in the teaching of the English language. The analyzed studies indicated that the use of the Internet improves students' learning and enables greater interactivity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-22T14:17:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 10 - Irasilma de Jesus - TCC.pdf: 1249393 bytes, checksum: 9613e45df32ce870b7ad649eaef31a98 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-22T14:17:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 10 - Irasilma de Jesus - TCC.pdf: 1249393 bytes, checksum: 9613e45df32ce870b7ad649eaef31a98 (MD5) Previous issue date: 2021-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleO uso da internet como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Scaico, Alexandre-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 21/06/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 21/06/2022pt_BR
dc.description.resumoO conhecimento da língua inglesa como segunda língua tem se tornado indispensável para a vida profissional e também pessoal, e as ferramentas tecnológicas, especificamente a Internet, têm se mostrado uma grande aliada para construção do aprendizado de línguas. Este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura, e tem como objetivo analisar o uso da Internet no ensino, suas contribuições e ferramentas que auxiliam a aprendizagem de língua inglesa. Para isso, foi realizado um levantamento na base de dados Google Acadêmico, buscando evidenciar estudos relacionados ao uso da Internet e suas ferramentas no ensino da língua inglesa. Os estudos analisados indicaram que o uso da internet aprimora o aprendizado dos alunos e possibilita maior interatividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Patricia Vasconcelos; HONÓRIO, Joyce dos Santos. Uso de tecnologia em sala de aula: youtube recurso para o ensino de língua inglesa. Letras Escreve Letras Inglês / Francês da Universidade Federal do Amapá (Macapá-AP). v. 9, n. 3. 2019. ISSN 2238-8060. Disponível em: <https://periodicos.unifap.br/index.php/letras/article/view/4504>. Acesso em: 4 de abril, 2021. CHAGAS, Lucas Araujo. O uso de ferramentas da internet no ensino de língua inglesa e seus reflexos na inclusão social de alunos de escolas públicas. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte-MG, v. 6, n. 1, p. 63–75, 2013. DOI: 10.17851/19833652.6.1.63-75. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16630>. Acesso em: 5 de abril, 2021. FRANCO, Bárbara Alves da Rocha. O uso das tics como instrumento para ensino da língua inglesa: perspectivas e desafios. Revista CBTecLE, v. 1, n. 1. 2018. ISSN 25264478. Disponível em: <https://cbtecle.com.br/revista/index.php/CBTecLE/article/view/120>. Acesso em: 3 de maio, 2021. GONÇALVES, Isanete Maria de Souza. O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. Disponível em: <http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20850>. Acesso em: 7 de maio 2021. MACHADO, Letícia Haidê. A internet no processo de ensino-aprendigem de língua inglesa: uso de ferramentas educacionais digitais. Dspace NEAD UFS, 04-06-2019. Disponível em: <http://dspace.nead.ufsj.edu.br/trabalhospublicos/handle/123456789/339>. Acesso em: 8 de maio, 2021. MULLER, Carolina; RAMOS, Juliana Marschal; GRÉGIS, Rosi Ana. O uso da internet na aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Revista Entrelinhas Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Vol. 10, n. 2(Jul./Dez. 2016). ISSN 1806-9509. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/12077>. Acesso em: 10 de abril, 2021. RAMOS, Juliana Marschal; WERLANG, Luís André Gonçalves; GRÉGIS, Rosi Ana. Aquisição de língua inglesa e tecnologia: vantagens e desvantagens do uso de internet em sala de aula. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, v. 10, n. 2, 2017. ISSN - 2358-8403. Disponível em: <https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/1833>. Acesso em: 15 de abril, 2021. SALBEGO, Nayara Nunes; SOUFEN TUMOLO, Celso Henrique. Interação oral online pelo whatsapp na aprendizagem de inglês para iniciantes. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 01, jun. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/113>. Acesso em: 20 de abril, 2021. SAMPAIO RF; MANCINI MC. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007. ISSN 1413-3555. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/rbfis/v11n1/12.pdf >. Acesso em: 26 de maio, 2021. SILVA, Lygia Maria de Faria Lima; PAIVA, Daniel Costa. Tecnologias como recursos no ensino de Língua Inglesa: a opinião de alunos sobre o uso do aplicativo Duolingo. Revista TECCCOG Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science, V. 6, Numero 1 - Jul 2018. Disponível em: <http://www.revista.tecccog.net/index.php/revista_tecccog/article/view/134>. Acesso em: 23 de abril, 2021. SOUZA, Joseane Paulo. A influência das novas tecnologias no ensino- aprendizagem da língua inglesa na educação básica. Anais do Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca, Alagoas, v. 1, n. 1 (1), 2015. ISSN: 2447-9993. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/cipar/article/view/1967.> Acesso em: 24 de abril, 2021. TUMOLO, Celso. Recursos digitais e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. SciELO, no.66 Florianópolis Jan./June 2014. ISSN 2175-8026. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S217580262014000100203&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 25 de abril, 2021.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
10 - Irasilma de Jesus - TCC.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons