Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23213
Tipo: TCC
Título: Estratégias pedagógicas utilizadas por professores (as) de Língua Inglesa para o desenvolvimento do letramento através da leitura
Autor(es): Tavares, Luíse de Freitas
Primeiro Orientador: Sousa, Alexandre de Albuquerque
Resumo: Este trabalho objetiva discorrer sobre o processo de letramento através da habilidade de leitura nas aulas de língua inglesa, por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Foi aplicado um questionário com duas professoras de língua Inglesa, do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública do município de Camaçari-Ba. Em conjunto com a análise dos dados obtidos, esse estudo buscou discutir o letramento como suporte de incentivo à leitura nas aulas de língua Inglesa, na perspectiva das estratégias pedagógicas utilizadas em torno da natureza da leitura e do letramento, especificando cada termo, do papel da escola enquanto espaço social do ensino formal da escrita e das estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor de língua inglesa para desenvolvimento do letramento. A partir da análise das respostas aos questionários, entendemos que as professoras participantes buscam propor atividades que envolvem práticas de letramento, contribuindo para o desenvolvimento da competência leitora dos seus alunos.
Abstract: This work aims to discuss about the literacy process through pedagogical strategies to promote the development of reading skills in English language high school classes in a Brazilian public school. As a bibliographic and qualitative research, along with the theoretical support, we applied a questionnaire with English language teachers from a public school in the city of Camaçari, state of Bahia, in the northeast of Brazil. In this study, a research was carried out addressing literacy as a support to encourage reading development in English language classes, from the perspective of pedagogical strategies and also the school’s role as a social space to put into practice pedagogical strategies used by the English language teacher to develop students’ literacy skills.
Palavras-chave: Letramento
Língua Inglesa
Práticas Pedagógicas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23213
Data do documento: 13-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
13 - Luíse Tavares - TCC.pdf250,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons