Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23213| Tipo: | TCC |
| Título: | Estratégias pedagógicas utilizadas por professores (as) de Língua Inglesa para o desenvolvimento do letramento através da leitura |
| Autor(es): | Tavares, Luíse de Freitas |
| Primeiro Orientador: | Sousa, Alexandre de Albuquerque |
| Resumo: | Este trabalho objetiva discorrer sobre o processo de letramento através da habilidade de leitura nas aulas de língua inglesa, por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Foi aplicado um questionário com duas professoras de língua Inglesa, do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública do município de Camaçari-Ba. Em conjunto com a análise dos dados obtidos, esse estudo buscou discutir o letramento como suporte de incentivo à leitura nas aulas de língua Inglesa, na perspectiva das estratégias pedagógicas utilizadas em torno da natureza da leitura e do letramento, especificando cada termo, do papel da escola enquanto espaço social do ensino formal da escrita e das estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor de língua inglesa para desenvolvimento do letramento. A partir da análise das respostas aos questionários, entendemos que as professoras participantes buscam propor atividades que envolvem práticas de letramento, contribuindo para o desenvolvimento da competência leitora dos seus alunos. |
| Abstract: | This work aims to discuss about the literacy process through pedagogical strategies to promote the development of reading skills in English language high school classes in a Brazilian public school. As a bibliographic and qualitative research, along with the theoretical support, we applied a questionnaire with English language teachers from a public school in the city of Camaçari, state of Bahia, in the northeast of Brazil. In this study, a research was carried out addressing literacy as a support to encourage reading development in English language classes, from the perspective of pedagogical strategies and also the school’s role as a social space to put into practice pedagogical strategies used by the English language teacher to develop students’ literacy skills. |
| Palavras-chave: | Letramento Língua Inglesa Práticas Pedagógicas |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23213 |
| Data do documento: | 13-Jun-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 13 - Luíse Tavares - TCC.pdf | 250,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
