Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23309| Tipo: | TCC |
| Título: | Interculturalidade e o ensino de língua inglesa: reflexões a partir da experiência do estágio supervisionado no ensino médio |
| Autor(es): | Cavalcanti, David Albuquerque |
| Primeiro Orientador: | Dias, Sandra Maria Araújo |
| Resumo: | A presente pesquisa buscou investigar o ensino de Língua Inglesa na escola pública, à luz dos conceitos de interculturalidade, a partir da observação de uma experiência no período do estágio supervisionado. Nesse sentido, a vivência - alvo de nossas reflexões - ocorreu em uma escola pública na cidade de Campina Grande – Paraíba. Esta pesquisa descritiva de cunho qualitativo, foi realizada a partir de observações de aulas de inglês no ensino médio. As discussões aqui empreendidas fundamentam-se nos estudos de Cunha e Miccoli (201), Delors, 2021, Leffa (2021), PapadimaSophocleous et al. (2014), Pimenta (2009), Rojo (2013), Sarmento (2004), Zou e Li (2015), dentre outros. Os resultados revelaram que os professores de Língua Inglesa precisam planejar suas atividades na perspectiva participativa para que os alunos se tornem agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem numa dimensão intercultural e, dessa forma, ao ter contato com a cultura, possam apropriar-se da Língua Inglesa. Essa constatação se deu devido aos resultados oriundos da realização de uma sequência de aulas pautadas em pressupostos de interculturalidade para o ensino de Língua Inglesa. |
| Abstract: | This study aimed to reflect on the teaching of English language in public schools, in the light of the interculturality concepts, from the observation of a supervised internship experience. In this perception, the experience - the target of our reflections - occurred in a public school in the city of Campina Grande - Paraíba. This descriptive qualitative research was conducted from observations of English classes in high school. The discussions assumed here are built on the studies of Cunha and Miccoli (201), Delors, 2021, Leffa (2021), Papadima-Sophocleous et al. (2014), Pimenta (2009), Rojo (2013), Sarmento (2004), Zou and Li (2015), among others. The outcomes revealed that English language teachers need to plan their activities from a participatory perspective so that students become active agents in the teaching-learning process in an intercultural dimension and, thus, by having contact with culture, they can appropriate the English language. This conclusion was due to subsequent results from the realization of a sequence of classes based on assumptions of interculturality for the teaching of English language |
| Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem. Língua Inglesa. Interculturalidade. Estágio supervisionado |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23309 |
| Data do documento: | 3-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 5 - David - TCC.pdf | 920,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
