Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23321| Tipo: | TCC |
| Título: | O acesso à internet como ferramenta potencializadora do ensino-aprendizagem de língua inglesa |
| Autor(es): | Lima, Francisca Teixeira Araújo |
| Primeiro Orientador: | Osias, Juliene Paiva de Araújo |
| Resumo: | O presente artigo ressaltará sobre a relevância da aplicabilidade da tecnologia como aliada ao ensino da língua inglesa. É perceptível e inegável que o uso da tecnologia como prática pedagógica é um recurso potencializador do processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, pois faz com que o aprendiz desenvolva as quatros competências: leitura (reading), escrita (writing), fala (speaking) e compreensão (listening). Promove-se, então, o desenvolvimento da autonomia dos aprendizes a partir das oportunidades para enfatizar a interação, cooperação e colaboração. Nesse contexto, o objetivo principal da pesquisa é descobrir como o acesso à internet pode auxiliar no processo de aprendizagem da língua, e verificar quais atividades são realizadas em sala de aula, objetivando averiguar o contato que os alunos possuem com a língua e se utilizam meios tecnológicos como ferramenta de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa que utilizase de informações bibliográficas, com documentos selecionados relacionados ao tema, e também de uma busca de dados realizada na Escola Laura Alencar. Os resultados constatam que os alunos gostam do inglês quando trabalhado de maneira inovadora, com aulas dinâmicas, e confirmam que utilizar a internet no cotidiano resulta no aprimoramento da aprendizagem, mostrando que quanto mais o professor utiliza de instrumentos inseridos no dia a dia dos seus alunos, melhor será o rendimento obtido nas aulas de inglês. |
| Abstract: | This article will emphasize the relevance of the applicability of technology as an ally to English language teaching. It is noticeable and undeniable that the use of technology as a pedagogical practice is a resource that enhances the process of teaching and learning the English language, as it makes the learner develop the four skills: reading, writing, speaking and listening. The development of learners' autonomy is then promoted based on opportunities to emphasize interaction, cooperation and collaboration. In this context, the main objective of the research is to find out how the access to internet can help in the language learning process, and to verify which activities are carried out in the classroom, aiming to ascertain the contact that students have with the language and the use of technologies as a learning tool. This is a bibliographical research with a qualitative approach that uses bibliographic information, with selected documents related to the theme, and also a data search carried out at Escola Laura Alencar. The results show that students like English when used in an innovative way, with dynamic classes, and confirm that using the internet in everyday life results in improved learning, showing that the more the teacher uses instruments inserted in the daily lives of their students, the better the performance obtained in English classes. |
| Palavras-chave: | Internet. Língua Inglesa. Aprendizagem. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23321 |
| Data do documento: | 3-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 9 - Francisca - TCC.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
