Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23401
Tipo: TCC
Título: A relação entre teoria e prática no ensino de Língua Inglesa no ensino médio de uma escola pública: a necessidade da implementação de uma prática oral cotidiana
Autor(es): Lima, Joana Gomes da Silva
Primeiro Orientador: Osias, Juliene Paiva de Araújo
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa simples sobre o cenário atual do ensino da Língua Inglesa (LI) na Escola Pública (EP), especialmente no Ensino Médio (EM). Através desta pesquisa buscamos compreender como são as aulas de Língua Inglesa (LI), nosso objetivo é observar a relação entre a teoria e a prática oral existente nas aulas. O ensino da língua inglesa em escolas públicas sempre apresentou desafios. Hoje já temos algumas facilidades, como acesso à tecnologia e formas de aprimorar ainda mais esse aprendizado. Mas, na escola pública, as aulas de inglês envolvem mais teoria do que prática, e isso pode justificar o atraso no aprendizado dos alunos, claro, isso depende muito do interesse de quem compõe o processo ensino-aprendizagem. Partindo desse pressuposto, decidimos entender como são as aulas e como os alunos estão se saindo em relação à prática oral. Na verdade, alunos que não têm o hábito de praticar a língua estrangeira que estão aprendendo, e a escola é o lugar onde podemos cultivar esse aprendizado, professores e alunos devem manter uma interação maior e desenvolver aulas espontâneas. Pensando nisso, decidimos perguntar aos alunos se gostariam de ter aulas diferentes e com uma metodologia mais espontânea, onde todos participassem das aulas, conversando e interagindo mais. Para tanto, baseamo-nos nos seguintes autores: Barcelos (2006) Cavalcanti; Moita Lopes (1991) Leffa (1999) Lima; Luquetti; Souza (2014) Martins (1997), Libâneo (2001).
Abstract: This article is the result of a simple research on the current scenario of teaching English Language (LI) in Public School (EP), especially in High School (EM). Through this research we seek to understand how the English Language (LI) classes are, our objective is to observe the relationship between theory and oral practice existing in the classes. Teaching the English language in public schools has always presented challenges. Today we already have some facilities, such as access to technology and ways to further improve this learning process. But, in public schools, English classes involve more theory than practice, and this can justify the delay in student learning, of course, this depends a lot on the interest of those who make up the teaching-learning process. Based on this assumption, we decided to understand how the classes are and how the students are performing in relation to oral practice. In fact, students who are not in the habit of practicing the foreign language they are learning, and school is the place where we can cultivate this learning, teachers and students must maintain greater interaction and develop spontaneous classes. With this in mind, we decided to ask students if they would like to have different classes and with a more spontaneous methodology, where everyone participates in classes, talking and interacting more. For that, we base ourselves on the following authors: Barcelos (2006) Cavalcanti; Moita Lopes (1991) Leffa (1999) Lima; Luquetti; Souza (2014) Martins (1997), Libâneo (2001).
Palavras-chave: Ensino da língua inglesa
Escola pública
Prática oral
Teoria.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23401
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
11 - Joana - TCC.pdf837,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons