Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23472
Tipo: TCC
Título: Sólidos platônicos: abordagem histórica e sua utilização em sala de aula
Autor(es): Nascimento, Iris de Assis Ramos
Primeiro Orientador: Arancibia, Jacqueline Fabiola Rojas
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo os Sólidos de Platão com foco na sua abordagem e utilização em sala de aula. Como também sua origem histórica, seguindo com a apresentação detalhada dos cinco poliedros de Platão e de grandes matemáticos que contribuíram para sua descoberta, ou que através destes (os sólidos platônicos), conseguiram fazer novas descobertas. Neste trabalho será abordada a questão de como a geometria é vista e tratada atualmente, e ainda será discutida a importância do ensino e estudo destes sólidos. Este trabalho também almeja suscitar que o professor busque através de sua metodologia de ensino acabar com os tabus que cercam os alunos a respeito da aprendizagem matemática. Também fizemos uma análise da apresentação deste conteúdo em alguns livros didáticos. Em seguida discutimos o que dificulta a compreensão do conteúdo Sólidos de Platão nos discentes. E por fim, o trabalho faz uma ponte entre a tecnologia e o ensino deste conteúdo através do software GeoGebra que pode ser um grande aliado na hora de ensinar e aprender o conteúdo Sólidos de Platão. Fundamentamos nosso trabalho nas ideias dos autores Bernadete Barison (2005), Marcos Luchiari (2018), Gayo e Wilhelm publicada em 2015 e João Lúcio (2020) entre outros.
Abstract: The present work has as its object of study Plato's solids focusing on their approach and use in the classroom as well as their historical origin. Following with a detailed presentation of Plato´s five polyhedra and of great mathematicians who contributed to their discovery, or who through them (the Platonic solids) managed to make new discoveries. The importance of teaching and studying these solids will still be discussed. This work also aims to encourage the teacher to seek through his teaching methodology to end the taboos that surround students about mathematical learning. We also analyzed the presentation of this content in some textbooks. Plato's solids in students. Finally, the work makes a bridge between technology and the teaching of this content through the GeoGebra software that can be a great ally when teaching and learning Plato's solids we base our work on the ideas of the authors Bernadete Barison (2005), Marcos Luchiari (2018), Gayo and Wilhelm published in 2015 and João Lúcio (2020) among others.
Palavras-chave: Poliedros
GeoGebra
Livro didático - Matemática
Geometria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23472
Data do documento: 31-Mai-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IARN15072022.pdf4,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.