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metadata.dc.type: TCC
Title: Acesso e permanência na educação superior: a relação entre as condições sociais e a permanência dos ingressos no Curso de Pedagogia – área de aprofundamento na Educação do Campo na Universidade Federal da Paraíba – UFPB
metadata.dc.creator: Felinto, Jislayne Fidelis
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Edineide Jezine Mesquita
metadata.dc.contributor.referee1: Castelo Branco, Uyguaciara Veloso
metadata.dc.contributor.referee2: Farias, Maria da Salete Barboza
metadata.dc.description.resumo: O trabalho discute os atuais desafios da permanência dos estudantes do curso de Pedagogia – área em aprofundamento em Educação do Campo da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. A partir da análise realizada do perfil socioeconômico, entre o ano de 2010 a 2013, constavam que muitos dos sujeitos ingressos no curso, encontravam em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido buscou desvelar a discussão, considerando a seguinte problemática: Qual a relação entre as condições sociais e a permanência/conclusão dos alunos ingressantes do curso de Pedagogia – Área de Aprofundamento da Educação do Campo na Universidade Federal da Paraíba – UFPB? O perfil socioeconômico dos ingressos no curso de Pedagogia influencia na permanência e conclusão do curso? O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre o perfil socioeconômico e as condições sociais para a permanência/conclusão dos ingressos no curso de Pedagogia – Área de Aprofundamento na Educação do Campo da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Para isso delimitou-se a pesquisa, considerando dois marcos históricos, que possibilitaram modificações significativas na UFPB, no qual incide nas políticas de expansão do REUNI (2007) e a Modalidade de Ingressos por Reserva de Vagas – MIRV (2011), na UFPB, sendo posteriormente adotada pelas políticas de cotas, amparada legalmente pela Lei de n° 12.711/2012. Quanto à abordagem do problema, optou-se pela investigação qualitativa e quantitativa, apoiados em dados estatísticos, que traçam o perfil socioeconômico dos alunos que ingressam no curso de Pedagogia – Área de Aprofundamento em Educação do Campo, fornecidos pelo Núcleo de Tecnologia da UFPB e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), e os dados do questionário socioeconômico dos que permaneceram no curso. A análise pauta-se no enfoque de Pierre Bourdieu (1998), que esclarece o entendimento acerca da educação como mecanismo de poder e da relação com a sociedade, a partir dos fatores que influenciam na permanência dos sujeitos em situação de vulnerabilidade, nas instituições de ensino. Em relação aos resultados da pesquisa, estes, indicam que os alunos vêm rompendo barreiras do acesso, permanência a conclusão, a partir de estratégias, no fortalecimento do capital cultural e financeiro, no que antecede ao acesso, e no processo de formação.
Abstract: Não existe abstract
Keywords: Educação do campo
Perfil socioeconômico
Estudantes - Educação do campo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2362
Issue Date: 16-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

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