Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2363
metadata.dc.type: TCC
Title: Concepções de educação do campo e formação de educadores: um estudo em torno da produção discente no curso de Pedagogia do Campo
metadata.dc.creator: Mendes, Adrienny Kelly da Silva Cavalcante
Rocha, Camila dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Alexandre Magno Tavares da
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Fábio do Nascimento
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho de conclusão de curso temos como objetivo principal analisar as concepções teórico-metodológicas de educação do campo presentes, na produção discente do curso de Pedagogia – Área e Aprofundamento em Educação do Campo na UFPB. Procuraremos analisar aspectos que contribuem para a formação dos educadores e educadoras dessa região, nos espaços escolares e não escolares. Temos por objetivos específicos: Identificar, na luta dos movimentos sociais do campo, as experiências sócio educativas, que orientam a construção das concepções em torno desse tipo de educação; discutir os aspectos que orientam o processo formativo do educador e educadora campesinos e analisar em que medida o curso de Pedagogia do Campo, através da produção discente, vem contribuindo para a construção de um processo formativo identificado com o sentir, pensar e agir no campo. A metodologia terá uma abordagem qualitativa sobre as monografias que estão sendo estudadas e analisadas. A pesquisa será realizada a partir das monografias dos recém-formados do curso. Nosso referencial teórico partirá das leituras dos autores: Caldart (2004), Carvalho (2006), Arroyo (2007), Freire (2005), Fernandes (2000), Gonzaga (2004), Carvalho E Rocha (2006) entre outros.
Abstract: This course conclusion work aims the theoretical and methodological field of education conceptions present in the student production of the Faculty of Education - Area and Deepening Field of Education UFPB, trying to analyze aspects that contribute to the formation of educators of field in school and non- school spaces. We have for specific objectives: Identify the struggle of members of the field moves the experiences educational partner that guides the construction of the conceptions around the rural education ; discuss the aspects that guide the formation process of the teacher and educator of the field and analyze to what extent the course of Rural Education through student production, has contributed to construction of a training process identified with the feel, think and act in the field. The methodology is qualitative approach to the monographs which are being studied and analyzed. The survey was conducted from monographs of recent graduates of the course. Our theoretical framework of the readings of authors: Caldart (2004), Carvalho (2006), Arroyo (2007), Freire (2005), Fernandes (2000), Gonzaga (2004), Carvalho and Rocha (2006) and others.
Keywords: Movimentos sociais
Educação do campo
Formação de educadores
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2363
Issue Date: 11-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AKSCM03102016581,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.