Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2363| Tipo: | TCC |
| Título: | Concepções de educação do campo e formação de educadores: um estudo em torno da produção discente no curso de Pedagogia do Campo |
| Autor(es): | Mendes, Adrienny Kelly da Silva Cavalcante Rocha, Camila dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Silva, Alexandre Magno Tavares da |
| referee1 : | Ferreira, Ana Paula Romão de Souza |
| referee2: | Fonseca, Fábio do Nascimento |
| Resumo: | Neste trabalho de conclusão de curso temos como objetivo principal analisar as concepções teórico-metodológicas de educação do campo presentes, na produção discente do curso de Pedagogia – Área e Aprofundamento em Educação do Campo na UFPB. Procuraremos analisar aspectos que contribuem para a formação dos educadores e educadoras dessa região, nos espaços escolares e não escolares. Temos por objetivos específicos: Identificar, na luta dos movimentos sociais do campo, as experiências sócio educativas, que orientam a construção das concepções em torno desse tipo de educação; discutir os aspectos que orientam o processo formativo do educador e educadora campesinos e analisar em que medida o curso de Pedagogia do Campo, através da produção discente, vem contribuindo para a construção de um processo formativo identificado com o sentir, pensar e agir no campo. A metodologia terá uma abordagem qualitativa sobre as monografias que estão sendo estudadas e analisadas. A pesquisa será realizada a partir das monografias dos recém-formados do curso. Nosso referencial teórico partirá das leituras dos autores: Caldart (2004), Carvalho (2006), Arroyo (2007), Freire (2005), Fernandes (2000), Gonzaga (2004), Carvalho E Rocha (2006) entre outros. |
| Abstract: | This course conclusion work aims the theoretical and methodological field of education conceptions present in the student production of the Faculty of Education - Area and Deepening Field of Education UFPB, trying to analyze aspects that contribute to the formation of educators of field in school and non- school spaces. We have for specific objectives: Identify the struggle of members of the field moves the experiences educational partner that guides the construction of the conceptions around the rural education ; discuss the aspects that guide the formation process of the teacher and educator of the field and analyze to what extent the course of Rural Education through student production, has contributed to construction of a training process identified with the feel, think and act in the field. The methodology is qualitative approach to the monographs which are being studied and analyzed. The survey was conducted from monographs of recent graduates of the course. Our theoretical framework of the readings of authors: Caldart (2004), Carvalho (2006), Arroyo (2007), Freire (2005), Fernandes (2000), Gonzaga (2004), Carvalho and Rocha (2006) and others. |
| Palavras-chave: | Movimentos sociais Educação do campo Formação de educadores |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação do Campo |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2363 |
| Data do documento: | 11-Dez-2015 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AKSCM03102016 | 581,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
