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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23654| Tipo: | TCC |
| Título: | Abordagens de educação ambiental e do saneamento básico no ensino fundamental I: um olhar sobre a escola Ernani Sátiro |
| Autor(es): | Silva, Luciano Batista da |
| Primeiro Orientador: | Pereira, Alexandre Macedo |
| Resumo: | A sociedade global e particularmente a sociedade brasileira está inserida em uma crise socioambiental severa e preocupante. Na história atual do Brasil, as políticas e programas ambientais estão sendo desmontados. Este trabalho tem como principal objetivo analisar a abordagem dos temas: Educação Ambiental; Saneamento Básico e Saúde nas disciplinas de ensino fundamental na Escola de Ensino Fundamental Ernani Sátiro. Tendo como objetivos secundários: Identificar como estas abordagens estão se dando na prática do ensino na referida escola. Também se buscou com este trabalho discutir o papel da Educação Ambiental no processo de formação cidadã dos/das discentes desta escola; Refletir sobre a relevância educacional, social e política dos temas Educação Ambiental, Saneamento Básico; Contribuir com o debate sobre a inserção dos temas Educação Ambiental, Saneamento Básico e Saúde na prática do ensino na Escola de Ensino Fundamental Ernani Sátiro e Propor ações pedagógicas que contribuam para a conscientização socioambiental dos discentes acerca dos temas. Metodologicamente este trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica documental cuja a abordagem é qualitativa e adotou como instrumento de investigação direta a entrevista, buscando assim a eficiência na coleta das informações. Nesse contexto, compreende-se que a Educação Ambiental tem um papel decisivo na construção de uma consciência coletiva e de respeito à vida em todas as suas dimensões e manifestações. Acerca dos resultados, identificou-se que as professoras da Escola de Ensino Fundamental Ernani Sátiro trabalham a Educação Ambiental com os alunos, mas que as abordagens não se dão de forma adequada. Também observamos na pesquisa que o tema Saneamento Básico é abordado, mas que há uma ênfase no tema água e não abordando o esgotamento sanitário, que é de extrema relevância, tanto para a saúde pública, quanto para o meio ambiente. Além do exposto, as professoras da referida escola não utilizam como ponto de partida no ensino da EA, o contexto em que estão inseridos os alunos, trazendo para o debate questões vividas por eles em suas comunidades. Outro fato observado na pesquisa foi o desafio das professoras em trabalhar as questões relativas à EA, devido a defasagem e fragmentação da formação inicial que se mostra insuficiente para que elas ensinem a EA de forma adequada para seus alunos. Elas mencionaram em seus relatos que a EA é apresentada aos alunos nas disciplinas Geografia, História e Ciências, mostrando que elas não conseguem articular o ensino da EA com a outras disciplinas curriculares, e com isso negando o caráter transversal e interdisciplinar, como propõem as leis e os documentos que regulamentam o ensino da EA. Elas também não mencionam ter conhecimento das leis e documentos que regulamentam a EA, nem dizem se a escola tem projetos e ações desenvolvidas com a EA. A partir de tudo que foi dito se faz necessário intervenções nas ações pedagógicas desenvolvidas na Escola Ernani Sátiro para melhorar a abordagem das professoras no tocante a EA, conscientização, saúde e cidadania, pois são questões indissociáveis e que precisam de um olhar mais atento das professoras |
| Abstract: | The main objective of this work is to analyze the approach of the themes: Environmental Education; Basic Sanitation and Health in Elementary School subjects at Ernani Sátiro Elementary School. Having as secondary objectives: To identify how these approaches are taking place in the teaching practice in that school. This work also sought to discuss the role of Environmental Education in the process of citizen formation of the students of this school; Reflect on the educational, social and political relevance of Environmental Education, Basic Sanitation; Contribute to the debate on the inclusion of Environmental Education, Basic Sanitation and Health topics in the teaching practice at Ernani Sátiro Elementary School and Propose pedagogical actions that contribute to the socio- environmental awareness of students about the themes. Methodologically, this work was developed from the documentary bibliographic research whose approach is qualitative and adopted as an instrument of direct investigation the interview, thus seeking efficiency in the collection of information. In this context, it is understood that Environmental Education has a decisive role in building a collective conscience and respect for life in all its dimensions and manifestations. About the results, it was identified that the teachers of the Ernani Sátiro Elementary School work Environmental Education with the students, but that the approaches do not take place properly. We also observed in the research that the Basic Sanitation theme is addressed, but that there is an emphasis on the water theme and not addressing sanitary sewage, which is extremely relevant, both for public health and for the environment. In addition to the above, the teachers of that school do not use as a starting point in the teaching of EE, the context in which the students are inserted, bringing to the debate issues experienced by them in their communities. Another fact observed in the research was the teachers' challenge in working on issues related to EE, due to the lag and fragmentation of initial training, which is insufficient for them to teach EE properly to their students. They mentioned in their reports that EE is presented to students in the subjects Geography, History and Science, showing that they cannot articulate the teaching of EE with other curricular subjects, and with that denying the transversal and interdisciplinary character, as proposed by the laws and the documents that regulate the teaching of EE. They also do not mention having knowledge of the laws and documents that regulate EE, nor do they say if the school has projects and actions developed with EE. From all that has been said, it is necessary to intervene in the pedagogical actions developed at the Ernani Sátiro School to improve the approach of the teachers regarding EE, awareness, health and citizenship, as they are inseparable issues and that need a closer look from the teachers. |
| Palavras-chave: | Educação ambiental Saneamento básico Saúde pública Cidadania |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23654 |
| Data do documento: | 22-Jun-2022 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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