Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23665
Tipo: TCC
Título: Pedagogias culturais: temáticas infantis em filmes nordestinos de animação
Autor(es): Pontes, Cláudia Correia de
Primeiro Orientador: Sardelich, Maria Emília
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia tem por objetivo analisar e discutir as temáticas infantis apresentadas em quatro filmes nordestinos de animação, para a faixa etária de 4+ e 6+, selecionados na 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis em 2021. Para tanto tem como objetivos específicos: discutir concepções de Pedagogia Cultural, suas relações com o cinema, contextualizando a Lei nº 13.006/2014 e suas implicações para os currículos escolares; compreender os conceitos de crianças e infâncias indicados por Philippe Ariès (1986), Neil Postman (1999), Manoel Jacinto Sarmento (2007), Maria Del Priori (2012) e Sonia Kramer (2000); analisar os filmes de animação Auts, Chanson sur une seule note (Samba de uma nota só), No tempo do vovô e Vento viajante; relacionar as temáticas infantis apresentadas nos filmes de animação analisados com os conceitos de crianças e infâncias; contribuir com a divulgação da produção de animação nordestina para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. A metodologia do estudo exploratório se fundamenta nos procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental, com a análise de filmes a partir do roteiro indicado por Manoela Penafria (2015). O estudo realizado conclui que as temáticas dos filmes nordestinos de animação são socialmente responsáveis. O cinema, assim como os filmes de animação nordestinos analisados, pode contribuir para transformar práticas escolares, ampliar o repertório fílmico de crianças e docentes; fomentar a organização de acervos escolares, além de estimular a reflexão a partir da interação com essa produção nacional possibilitando aprendizagens variáveis.
Abstract: Este Trabajo Final de Grado en Pedagogía tiene por objetivo analizar las temáticas presentadas en cuatro películas brasileñas de animación, para el público infantil de 4+ y 6+, seleccionadas en el 20º Festival de Cine Infantil de Florianópolis en 2021. Por lo tanto, tiene como objetivos específicos: abordar la noción de Pedagogía Cultural y sus relaciones con el cine, contextualizando la Ley nº 13.006/2014 y sus implicaciones para los currículos escolares; presentar los conceptos de niños e infancias señalados por Philippe Ariès (1986), Neil Postman (1999), Manoel Jacinto Sarmento (2007), Maria Del Priori (2012) y Sonia Kramer (2000); analizar las películas de animación Auts, Chanson sur une seule note (Samba con una sola nota), En el tiempo del abuelo y Viento Viajero; relacionar las temáticas infantiles presentadas en las películas con los conceptos de niños e infancias; difundir el poder educativo de la producción de animación brasileña para la Educación Infantil y Primaria. La metodología del estudio exploratorio se basa en los procedimientos de la pesquisa bibliográfica y análisis de películas a partir del guión indicado por Manoela Penafria (2015). El estudio concluye que las temáticas son socialmente responsables. El cine, así como las películas analizadas, pueden contribuir a transformar las prácticas escolares, ampliar el repertorio fílmico de niños y docentes; incentivar la organización de acervos escolares, además de estimular la reflexión a partir de la interacción con esta producción nacional, posibilitando aprendizajes variables.
Palavras-chave: Pedagogia cultural
Lei 13.006/2014
Educação infantil - cinema
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23665
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCP29062022.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons