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metadata.dc.type: TCC
Title: Escrever, para quê? A importância da escrita para alunos de educação de jovens e adultos
metadata.dc.creator: Silva, Rachel Reis da
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Fábio do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Luciélio Marinho da
metadata.dc.description.resumo: A Educação de Jovens e Adultos – EJA, nos mostra a viabilização de abranger a educação institucional a todos os segmentos da sociedade inclusive atingindo aquele adulto que não teve oportunidade ou não conseguiu por vários motivos terminar os estudos de forma regular. Dando aos jovens e adultos que estejam interessados em iniciar ou seguir seus estudos a oportunidade de aprender um dos mecanismos mais utilizados e por que não dizer necessários no mundo moderno a escrita. Vemos a escrita sendo utilizada em todas as matérias lecionadas na escola, mas a Língua Portuguesa é a mais abrangente, pois nela vemos a linguagem oral e o desenvolvimento da escrita e da leitura. A pesquisa foi feita a partir da observação das aulas e da entrevista dos professores das turmas do primeiro segmento da EJA no caso a alfabetização e o primeiro ciclo de uma escola de rede pública de João Pessoa considerada Escola de Educação Campo mesmo estando localizada em área urbana. O material de escrita dos alunos utilizados nas aulas, também foram levados em consideração, no sentido de se comprovar a prática, ou não, da escrita em sala de aula. Partimos para a observação das aulas e posteriormente a entrevista com as professoras das referidas turmas, com o objetivo de se fazer um levantamento de informações acerca de como é feito o trabalho com a escrita nas referidas escolas, o que se trabalha enquanto objeto de estudo nesse contexto e principalmente com qual objetivo. Buscando através da pesquisa investigar para que é desenvolvido o trabalho com a escrita em turmas de Educação de Jovens e Adultos/EJA de João Pessoa; Identificar a partir se os gêneros textuais, a alfabetização e o letramento são trabalhados com a escrita em turmas de EJA. Após a pesquisa observamos que a Educação de Jovens e Adultos tem um bom público, mas ainda precisa de professores com capacidade de enxergá-lo como um público capaz e eficaz, assim se preparando para o desafio de alfabetizar letrando e educar um ser já formado e com história de vida que precisa ser visto como a necessidade de aprender a ser, a viver juntos, a fazer e a conhecer. O público da EJA necessita dessa visão sobre eles e quando conseguirmos atingir esse nível de visão iremos ter menos evasão e um maior número de brasileiros realmente alfabetizados, letrados, politizados, críticos, com um emprego digno e educados. Ao final desta pesquisa poderemos avaliar e concluir a real motivação dos alunos da EJA e analisar se o caminho que nossas escolas seguem para atingir esse fim é o mais motivador e funcional, para a permanência de pessoas, que muitas vezes trabalham durante o dia inteiro em atividades pesadas e cansativas e durante a noite, vão para escola em busca de instruir-se para melhorar suas condições de vida seja financeira ou social.
Abstract: Jóvenes y adultos de Educación de adultos y Educación de la juventud, nos muestra la viabilidad de la cobertura de la educación institucional a todos los segmentos de la sociedad incluyendo lograr adultos que no tuvieron la oportunidad o no por varios motivos terminar los estudios en forma regular. A jóvenes y adultos que están interesados en iniciar o seguir sus estudios la oportunidad de aprender uno de los mecanismos más utilizados y por qué no decirlo es necesario en el mundo moderno. Vemos que la escritura se utiliza en todas las materias impartidas en la escuela, pero la lengua portuguesa es el más completo, porque en él vemos el lenguaje oral y el desarrollo de la escritura y la lectura. La encuesta se hizo de la observación de clases y entrevista con profesores de las clases del primer segmento de la educación de adultos y jóvenes en el caso de la alfabetización y la primera ronda de una escuela pública en João Pessoa, considerado aunque campo Educación escuela situada en una zona urbana. El material escrito de los estudiantes de la ut. Después de la investigación observó que tener una buena educación de jóvenes y adultos, pero todavía necesitan profesores con capacidad de verlo como un capaz y eficaz, preparando para el reto de letrando sabe leer y escribir y educar a una ya formada y vida, historia necesita ser visto como la necesidad de aprender a ser , convivir, hacer y conocer. El público de las necesidades de Educación de adultos y jóvenes de esta visión sobre ellos, y cuando lleguemos a este nivel de visión que tendremos menos deserción y un mayor número de brasileños realmente sabe leer y escribir, educado, politizado, críticos, con un trabajo decente. Al final de esta investigación podemos evaluar y concluir la verdadera motivación de los estudiantes de la educación de adultos y jóvenes y para examinar si la forma en nuestras escuelas para lograr este fin es la más motivadora y funcional, para la permanencia de personas, que a menudo trabajan durante todo el día en actividades de pe
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Educação Institucional
Escrita
Educação do campo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2369
Issue Date: 15-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

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