Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23787
Tipo: TCC
Título: Da aversão à tecnologia a uma docência telemática? Um caso de superação no contexto do ensino remoto
Autor(es): Costa, Cristiane Rodrigues
Primeiro Orientador: Pontes, Ana Paula Furtado Soares
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar como a docente, na fase final da carreira, lidou com o trabalho remoto e com os desafios do uso das novas tecnologias ao longo de sua carreira profissional. Buscamos especificamente compreender a trajetória profissional da docente; discutir a evolução do uso das tecnologias na sua prática pedagógica e identificar desafios e estratégias por ela desenvolvidas no contexto do ensino remoto. No quadro teórico, dialogamos acerca da relação entre a evolução das sociedades, do trabalho e da educação, docência, ciclo de vida profissional e tecnologias educativas a partir de autores como Moran (2012), Perrenoud (2014), Kenski (2012), Fava (2018), Lévy (2010), Imbernón (2011), Libâneo (2013), Freire (1996) e Huberman (1995). A metodologia da pesquisa foi embasada em uma abordagem qualitativa de cunho exploratório tomando como procedimento um estudo de caso e a coleta de dados por meio de uma entrevista episódica. Os resultados apontam que a docente passou por diversas fases do ciclo de vida docente de Huberman (1995), fortalecendo sua identificação profissional e superando a prática tradicional de outrora. Ao final da carreira, diante da pandemia de COVID-19, ao se deparar com a imposição da utilização de meios telemáticos para continuidade do processo educacional, a docente enfrentou desafios que a mobilizaram para um processo de autoformação para inovação à sua prática, ganhando projeção e reconhecimento que a fizeram assumir um programa de TV da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Abstract: The present paper aims to analyze how the teacher, in the final stage of her career, dealt with remote work and the challenges of using new technologies throughout her professional career. We specifically seek to understand the teacher's professional trajectory; discuss the evolution of using technologies in their educational practice; and, identify challenges and strategies developed by her in remote teaching. In the theoretical framework, we dialogue about the relationship between the evolution of societies, work and education, teaching, professional life cycle and educational technologies from authors such as Moran (2012), Perrenoud (2014), Kenski (2012), Fava (2018), Lévy (2010), Imbernón (2011), Libâneo (2013), Freire (1996) and Huberman (1995). The research methodology was based on a qualitative approach of an exploratory nature, taking as a procedure a case study and data collection through an episodic interview. The results indicate that the teacher went through several phases of the teaching life cycle of Huberman (1995), strengthening her professional identification and overcoming the traditional practice. At the end of her career, with the COVID-19 pandemic, when faced with the imposition of using telematic means to continue the educational process, the teacher stood up to challenges that mobilized her for a self-training process to innovate her practice, gaining projection and recognition that made her take on a TV program of the João Pessoa City Hall.
Palavras-chave: Prática docente
Tecnologias educacionais
Docente - formação
Sociedade 4.0 e 5.0
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23787
Data do documento: 23-Jun-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRC01072022.pdf950,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons