Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24030
Tipo: | Tese |
Título: | Ensaios sobre economia da educação: escola pública, impactos e consequências |
Autor(es): | Carvalho, Thiago Costa |
Primeiro Orientador: | Souza, Wallace Patrick Santos de Farias |
Resumo: | Esta tese é composta por dois ensaios independentes na área de economia da educação que têm como objeto de estudo a escola pública. O primeiro ensaio pretende avaliar o efeito da escola pública nos diferentes intervalos de resultados dos alunos no Enem, buscando captar as diferenças de desempenho a partir da análise por quantil. Para isso, é utilizado um modelo baseado em regressão quantílica para captar a diferença dos condicionantes ao longo da distribuição dos resultados e aplicado o modelo semi-paramétrico de seleção de amostra baseado em regressão por quantis extremos para superar o problema da endogeneidade. Os resultados apontam uma significativa diferença de oportunidades educacionais em desfavor do aluno proveniente da escola pública. O segundo ensaio buscar identificar consequências da implantação da proposta do PNE para a gestão democrática nas escolas públicas de ensino fundamental do 5º e 9º ano sobre a qualidade educacional. Para isso é empregada uma análise com dados longitudinais considerando o resultado por escola do Ideb. A estimação considerou erros-padrão robustos e clusterizados para superar o problema da heterocedasticidade. Os resultados indicam importância da capacitação dos gestores e professores para melhoria da qualidade das escolas públicas. |
Abstract: | This thesis is composed of two independent essays in the field of economics of education that have public school as the object of study. The first essay aims to evaluate the effect of public school in the different ranges of student results in Enem, seeking to capture the differences in performance from the analysis by quantile. To this end, a model based on quantile regression is used to capture the difference in conditioning factors along the distribution of results and the semi-parametric model of sample selection based on regression by extreme quantiles is applied to overcome the endogeneity problem. The results point to a significant difference in educational opportunities to the disadvantage of public school students. The second essay seeks to identify the consequences of the implementation of the PNE proposal for democratic management in public elementary schools from the 5th to 9th grade on educational quality. To this end, a longitudinal data analysis is employed, considering the Ideb score per school. The estimation considered robust and clustered standard errors to overcome the heteroscedasticity problem. The results indicate the importance of training managers and teachers to improve the quality of public schools. |
Palavras-chave: | Desempenho educacional Escola pública Regressão de quantis extremos Gestão democrática Qualidade educacional Dados em painel robustos Educational performance Public school Extremal quantile regression Democratic management Educational quality Robust panel data |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Economia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Economia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24030 |
Data do documento: | 29-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ThiagoCostaCarvalho_Tese.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons