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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24030
Tipo: Tese
Título: Ensaios sobre economia da educação: escola pública, impactos e consequências
Autor(es): Carvalho, Thiago Costa
Primeiro Orientador: Souza, Wallace Patrick Santos de Farias
Resumo: Esta tese é composta por dois ensaios independentes na área de economia da educação que têm como objeto de estudo a escola pública. O primeiro ensaio pretende avaliar o efeito da escola pública nos diferentes intervalos de resultados dos alunos no Enem, buscando captar as diferenças de desempenho a partir da análise por quantil. Para isso, é utilizado um modelo baseado em regressão quantílica para captar a diferença dos condicionantes ao longo da distribuição dos resultados e aplicado o modelo semi-paramétrico de seleção de amostra baseado em regressão por quantis extremos para superar o problema da endogeneidade. Os resultados apontam uma significativa diferença de oportunidades educacionais em desfavor do aluno proveniente da escola pública. O segundo ensaio buscar identificar consequências da implantação da proposta do PNE para a gestão democrática nas escolas públicas de ensino fundamental do 5º e 9º ano sobre a qualidade educacional. Para isso é empregada uma análise com dados longitudinais considerando o resultado por escola do Ideb. A estimação considerou erros-padrão robustos e clusterizados para superar o problema da heterocedasticidade. Os resultados indicam importância da capacitação dos gestores e professores para melhoria da qualidade das escolas públicas.
Abstract: This thesis is composed of two independent essays in the field of economics of education that have public school as the object of study. The first essay aims to evaluate the effect of public school in the different ranges of student results in Enem, seeking to capture the differences in performance from the analysis by quantile. To this end, a model based on quantile regression is used to capture the difference in conditioning factors along the distribution of results and the semi-parametric model of sample selection based on regression by extreme quantiles is applied to overcome the endogeneity problem. The results point to a significant difference in educational opportunities to the disadvantage of public school students. The second essay seeks to identify the consequences of the implementation of the PNE proposal for democratic management in public elementary schools from the 5th to 9th grade on educational quality. To this end, a longitudinal data analysis is employed, considering the Ideb score per school. The estimation considered robust and clustered standard errors to overcome the heteroscedasticity problem. The results indicate the importance of training managers and teachers to improve the quality of public schools.
Palavras-chave: Desempenho educacional
Escola pública
Regressão de quantis extremos
Gestão democrática
Qualidade educacional
Dados em painel robustos
Educational performance
Public school
Extremal quantile regression
Democratic management
Educational quality
Robust panel data
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24030
Data do documento: 29-Jul-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

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