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metadata.dc.type: TCC
Title: Resolução de problemas na matemática: explorando a operação de multiplicação em uma escola campesina
metadata.dc.creator: Silva, Josiane Targino da
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andrea Dantas de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Francisca Alexandre de
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Fábio do Nascimento
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as contribuições metodológicas de ensino de Resolução de Problemas ao explorar a operação de multiplicação com uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública pertencente ao município de São Miguel de Taipu, Paraíba. Para isso nos debruçamos em estudos teóricos fundamentados em Polya (1995), Van de Walle (2009), bem como autores que discutem a Educação do Campo tais como: Arroyo (2004) e Caldart (2004) e os Parâmetros Curriculares Nacionais da área da matemática (BRASIL, 1997), a lei maior da educação a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) e nos novos documentos vigentes (BRASIL, 2016). Quanto à metodologia da pesquisa esta se caracteriza por ser um estudo exploratório quanto aos objetivos, do tipo estudo de caso quanto à aquisição e análise de dados. Desta forma, a pesquisa foi desenvolvida no espaço da sala de aula com 6 estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental, A pesquisa de campo foi realizada no mês de setembro do correte ano com aplicação de tarefas diversificadas, utilizando como meio de exemplificação dos conceitos da multiplicação materiais concretos. Iniciamos aplicando o instrumento questionário semiestruturado composto por duas partes que visava diagnosticar o perfil dos estudantes quanto a sua situação social, econômica e cognitiva. Para isso ofertamos algumas situações-problema envolvendo questões da multiplicação para verificamos a assimilação de os conceitos prévios dos participantes. Em seguida iniciamos uma intervenção em sala de aula sobre a multiplicação. Ao final, aplicamos o pós-teste, utilizando novamente o instrumento questionário. Como resultado constatamos que houve assimilação do conceito de multiplicação por parte dos estudantes, como também percebemos uma maior concentração da atenção, na autonomia em realizar as tarefas, na mobilidade de estratégias de cálculos, na leitura e na interpretação de textos. Desta forma concluímos que a metodologia da Resolução de Problemas atrelada ao uso de materiais concretos facilitou a discussão conceitual e a compreensão dos participantes sobre a temática da pesquisa, apresentando resultados satisfatórios neste trabalho.
Abstract: The present research had as general objective to analyze the methodological contributions of teaching of Problem Solving when exploring the operation of multiplication with a group of the 5th year of Elementary School of a public school belonging to the municipality of Taipu, Paraíba. For this we focus on theoretical studies based on Polya (1995), Van de Walle (2009), as well as authors who discuss Field Education such as Arroyo (2004) and Caldart (2004) and the National Curricular Parameters of the area of (BRASIL, 1997), the major education law, the National Education Guidelines and Bases Law (BRASIL, 1996) and the new documents in force (BRAZIL, 2016). As for the methodology of the research, this is characterized as an exploratory study regarding the objectives, of the type of case study regarding the acquisition and analysis of data. In this way, the research was developed in the classroom space with 6 students of the 5th year of Elementary School, Field research was carried out in September of the correct year with the application of diversified tasks, using as a means of exemplifying the concepts Of concrete material multiplication. We started by applying the semistructured questionnaire composed of two parts that aimed to diagnose the students' profile regarding their social, economic and cognitive situation. For this we offer some problem situations involving questions of multiplication to verify the assimilation of the concepts of the participants. Then we started a classroom intervention on multiplication. At the end, we obtain the post-test application, again using the questionnaire instrument. As a result we found that there was an assimilation of the concept of multiplication by students, as well as a greater concentration of attention, autonomy in performing tasks, mobility of calculation strategies, reading and interpretation of texts. In this way, we conclude that the Problem Solving methodology, linked to the use of concrete materials, facilitated the conceptual discussion and the participants' understanding of the research topic, presenting satisfactory results in this work.
Keywords: Resolução de problemas
Ensino fundamental
Materiais concretos
Problem solving
Elementary education
Concrete materials
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2408
Issue Date: 22-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

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