Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2413
Tipo: TCC
Título: “No meio do caminho tinha uma pedra”: aspectos subjetivos da trajetória de permanência dos estudantes das camadas populares do curso de Pedagogia do Campo da UFPB
Autor(es): Carvalho, Rayana Andrade de
Primeiro Orientador: Araújo, Edineide Jezine Mesquita
referee1 : Toscano, Geovânia da Silva
referee2: Castelo Branco, Uyguaciara Veloso
Resumo: Objetivamos, neste trabalho, compreender a condição de permanência do estudante de camada popular na educação superior. Para isso, tomaremos como estudo de caso os estudantes do curso de Pedagogia com Área de aprofundamento na educação do campo, da UFPB. As políticas de expansão na educação superior, juntamente com as políticas com vista na inclusão social, dos últimos anos, contribuem para o crescimento de estudantes de origem popular, no entanto, sabemos que o acesso não é sinônimo de permanência. Através do diálogo com os autores Bourdieu (2002), Zago (2006), Vargas (2007), entre outros, pretendemos nos aproximar dos estudantes de origem popular, acompanhando os desafios enfrentados por eles no processo de permanência na universidade. Após, estabelecemos a relação entre as discussões realizadas com os autores supracitados e a vivência dos estudantes do curso de Pedagogia, com especificidade na educação do campo, na UFPB. Realizamos a pesquisa a partir da aplicação de questionários e realização de entrevistas. A priori traçamos o perfil social dos estudantes através da análise dos questionários, nas categorias: sexo, escolaridade e ocupação dos pais, além de questões relativas aos desafios de permanência na universidade. Em seguida, realizamos entrevistas com base nos desafios, relatados nos questionários, nas temáticas: “o desafio em conciliar estudo e trabalho”, “dificuldade na relação professor/ aluno”, “distância” e “dificuldade nos conteúdos”. A técnica de análise do discurso de Bardin (1977) nos auxilia na interpretação do discurso adotado pelos jovens. Assim, buscamos contribuir com a discussão sobre a educação superior, através do estudo sobre a permanência no âmbito universitário.
Abstract: Não existe abstract
Palavras-chave: Educação superior
Estudante de camada popular
Educação do campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2413
Data do documento: 16-Dez-2015
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAC17052016820,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.