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metadata.dc.type: TCC
Title: “No meio do caminho tinha uma pedra”: aspectos subjetivos da trajetória de permanência dos estudantes das camadas populares do curso de Pedagogia do Campo da UFPB
metadata.dc.creator: Carvalho, Rayana Andrade de
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Edineide Jezine Mesquita
metadata.dc.contributor.referee1: Toscano, Geovânia da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Castelo Branco, Uyguaciara Veloso
metadata.dc.description.resumo: Objetivamos, neste trabalho, compreender a condição de permanência do estudante de camada popular na educação superior. Para isso, tomaremos como estudo de caso os estudantes do curso de Pedagogia com Área de aprofundamento na educação do campo, da UFPB. As políticas de expansão na educação superior, juntamente com as políticas com vista na inclusão social, dos últimos anos, contribuem para o crescimento de estudantes de origem popular, no entanto, sabemos que o acesso não é sinônimo de permanência. Através do diálogo com os autores Bourdieu (2002), Zago (2006), Vargas (2007), entre outros, pretendemos nos aproximar dos estudantes de origem popular, acompanhando os desafios enfrentados por eles no processo de permanência na universidade. Após, estabelecemos a relação entre as discussões realizadas com os autores supracitados e a vivência dos estudantes do curso de Pedagogia, com especificidade na educação do campo, na UFPB. Realizamos a pesquisa a partir da aplicação de questionários e realização de entrevistas. A priori traçamos o perfil social dos estudantes através da análise dos questionários, nas categorias: sexo, escolaridade e ocupação dos pais, além de questões relativas aos desafios de permanência na universidade. Em seguida, realizamos entrevistas com base nos desafios, relatados nos questionários, nas temáticas: “o desafio em conciliar estudo e trabalho”, “dificuldade na relação professor/ aluno”, “distância” e “dificuldade nos conteúdos”. A técnica de análise do discurso de Bardin (1977) nos auxilia na interpretação do discurso adotado pelos jovens. Assim, buscamos contribuir com a discussão sobre a educação superior, através do estudo sobre a permanência no âmbito universitário.
Abstract: Não existe abstract
Keywords: Educação superior
Estudante de camada popular
Educação do campo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2413
Issue Date: 16-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

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