Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2413| Tipo: | TCC |
| Título: | “No meio do caminho tinha uma pedra”: aspectos subjetivos da trajetória de permanência dos estudantes das camadas populares do curso de Pedagogia do Campo da UFPB |
| Autor(es): | Carvalho, Rayana Andrade de |
| Primeiro Orientador: | Araújo, Edineide Jezine Mesquita |
| referee1 : | Toscano, Geovânia da Silva |
| referee2: | Castelo Branco, Uyguaciara Veloso |
| Resumo: | Objetivamos, neste trabalho, compreender a condição de permanência do estudante de camada popular na educação superior. Para isso, tomaremos como estudo de caso os estudantes do curso de Pedagogia com Área de aprofundamento na educação do campo, da UFPB. As políticas de expansão na educação superior, juntamente com as políticas com vista na inclusão social, dos últimos anos, contribuem para o crescimento de estudantes de origem popular, no entanto, sabemos que o acesso não é sinônimo de permanência. Através do diálogo com os autores Bourdieu (2002), Zago (2006), Vargas (2007), entre outros, pretendemos nos aproximar dos estudantes de origem popular, acompanhando os desafios enfrentados por eles no processo de permanência na universidade. Após, estabelecemos a relação entre as discussões realizadas com os autores supracitados e a vivência dos estudantes do curso de Pedagogia, com especificidade na educação do campo, na UFPB. Realizamos a pesquisa a partir da aplicação de questionários e realização de entrevistas. A priori traçamos o perfil social dos estudantes através da análise dos questionários, nas categorias: sexo, escolaridade e ocupação dos pais, além de questões relativas aos desafios de permanência na universidade. Em seguida, realizamos entrevistas com base nos desafios, relatados nos questionários, nas temáticas: “o desafio em conciliar estudo e trabalho”, “dificuldade na relação professor/ aluno”, “distância” e “dificuldade nos conteúdos”. A técnica de análise do discurso de Bardin (1977) nos auxilia na interpretação do discurso adotado pelos jovens. Assim, buscamos contribuir com a discussão sobre a educação superior, através do estudo sobre a permanência no âmbito universitário. |
| Abstract: | Não existe abstract |
| Palavras-chave: | Educação superior Estudante de camada popular Educação do campo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação do Campo |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2413 |
| Data do documento: | 16-Dez-2015 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RAC17052016 | 820,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
