Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24168
Tipo: TCC
Título: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DO TESTE DE INVENTIVIDADE DE REAVALIAÇÃO
Autor(es): Costa, Tiago Amorim da
Primeiro Orientador: Galdino, Melyssa Kellyane Cavalcanti
Resumo: Nos últimos anos a regulação emocional tem sido estudada com mais ênfase cognitiva é uma das estratégias para regulação das emoções. . A reavaliação No Brasil existem poucos instrumentos que mensuram essa estratégia. O teste de inventividade de reavaliação foi proposto para mensurar a capacidade de reavaliar situações desafiadoras do cotidiano, e é composto por oito vinhetas, divididas entre as que ge ram raiva (parte I) e as que geram medo (parte II). O presente estudo objetivou realizar os estudos de adaptação transcultural desse teste para o contexto brasileiro. No estudo 1, utilizouse uma amostra de seis especialistas, psicólogos, para avaliar a se mântica, ortografia e qualidade das instruções e dos itens frente ao construto apresentado. No estudo 2, participaram 33 universitários que avaliaram a clareza, semântica e ortografia das instruções e vinhetas. Os resultados obtidos indicaram a adequação d o teste para o contexto brasileiro, que segue para a fase de validação.
Abstract: In recent years, emotion regulation has been studied with more emphasis. Cognitive reappraisal is one of the strategies for emotion regulation. In Brazil there are few instruments that measure this strategy. The r eappraisal ability to reassess challenging everyday i nventiveness t est was proposed to measure the situations, and is composed of eight vignettes, divided between those that generate anger (part I) and those that generate fear (part II). The present study aimed to carry out crosscontext. In stud cultural adaptation studies of this test to the Brazilian y 1, a sample of six specialists, psychologists, was used to assess the semantics, spelling and quality of instructions and items against the presented construct. In study 2, 33 university students participated who evaluated the clarity, semantics and spel ling of instructions and vignettes. The results obtained indicated the suitability of the test for the Brazilian context, which proceeds to the validation phase.
Palavras-chave: regulação emocional
adaptação transcultural
teste de inventividade de reavaliação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24168
Data do documento: 1-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_ (3).pdf298,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons