Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24178
Tipo: TCC
Título: Reflexões sobre as atitudes de professoras de uma escola do campo no processo de aprendizagem no ensino fundamental anos iniciais
Autor(es): Medeiros, Neuma Maria Gomes de
Primeiro Orientador: Costa, Ricardo de Carvalho
Resumo: Esta pesquisa trata da qualidade do relacionamento em sala de aula, partindo das atitudes do professor para estabelecer um vínculo afetivo. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a importância das atitudes do professor na aprendizagem dos alunos. Na metodologia a abordagem é qualitativa, quanto ao objetivo é exploratória e o procedimento técnico é a pesquisa de campo, para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Reginaldo Claudino de Sales, localizada no Assentamento Dona Antônia, na cidade do Conde-PB, em março de 2020. As participantes da pesquisa foram 03 professoras que lecionam no 1 º, 2 º e 5 º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise de conteúdo se destacaram as categorias: Atitudes docentes como ações para facilitação de aprendizagem e a afetividade na aprendizagem. Concluímos que as atitudes do professor em sala de aula será um diferencial na aprendizagem dos alunos e que a afetividade deve ser uma prática para uma educação humanizada.
Abstract: ABSTRACT This research of the quality of the relationship in the classroom, starting from the teacher's attitudes to establish an affective bond. The general objective of the research was to analyze the importance of the teacher's attitudes in the students' learning. In the methodology, the approach is qualitative, the objective is exploratory and the technical procedure is in the field, for data collection when a semi-structured interview is used. The research was carried out at the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary School Reginaldo Claudino de Sales, located in the Dona Antônia Settlement, in the city of Conde-PB, in March 2020. As research participants were 03 teachers who teach in the 1st, 2nd and 5th year of Elementary School. From the content analysis, the following categories stood out: Teacher attitudes as actions to facilitate learning and affectivity in learning. We conclude that the teacher's attitudes in the classroom will be a differential in the students' learning and that affectivity must be a practice for a humanized education.
Palavras-chave: Professor - sala de aula
Ensino - aprendizagem
Afetividade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24178
Data do documento: 21-Jun-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NMGM03082022.pdf601,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons