Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2418
metadata.dc.type: TCC
Title: Inclusão: um olhar sobre a prática da língua brasileira de sinais - LIBRAS nas escolas do campo
metadata.dc.creator: Camurça, Dayane de O.
Silva, Kalarkiane Pontes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Livaneide Guedes de Aquino
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Fábio do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Dantas, Taísa Caldas
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso abordará o seguinte tema: Inclusão. Um olhar sobre a prática da Língua Brasileira de Sinais - Libras nas escolas do campo, onde discorrerá sobre os „surdos‟ e „educação do campo‟, no qual será analisado no decorrer do trabalho se a pratica de Libras com os educandos surdos ocorre efetivamente nas escolas do campo. Para tanto a metodologia apresentada se dar através de uma entrevista, realizada na escola do campo, com uma professora que leciona em uma sala multisseriada, onde foram feitos alguns questionamentos como, por exemplo: O professor está preparado para atender alunos surdos? O professor fez curso de Libras, ou se interessou em fazer? Existe um intérprete de Libras em sala de aula? A escola tem estrutura pedagógica para trabalhar com pessoas que tenham algum tipo de deficiência? A inclusão nas escolas e principalmente em sala de aula acontece? Dessa forma inicialmente apresentaremos o conceito e história da educação do campo, uma retrospectiva da educação dos surdos e da educação inclusiva, os marcos legais da educação dos surdos, o papel do tradutor e intérpre de Libras e a análise da entrevista, onde os resultados revelaram o quanto é difícil à inclusão dos alunos surdos nas escolas regulares.
Abstract: ThisworkCompletionofcourse covers thefollowingtopic: atthepracticeofBrazilianSignLanguage whichwilltalkaboutthe 'deaf' and - 'rural Libras Inclusion. in education', A schoolsofthefield, whichwillbeanalyzed thisworkisthepracticeofPoundswiththedeafstudentsactuallyoccurs look in in schoolsfield. Thereforethemethodologypresentedbethroughan interview, held in theschoolfield, with a teacherwhoteaches in a multisseriateroom, wheretheyweremade some questionssuch as: Istheteacherpreparedtomeetdeafstudents? The teachermadecoursePounds, orinterested in doing? Thereis a SignLanguageinterpreter in theclassroom? The schoolhaspedagogicalstructuretoworkwithpeoplewhohave a disability? Inclusion in schoolsandespecially in theclassroomhappens? Thusinitiallypresenttheconceptandhistoryof retrospectiveofdeafeducationand inclusive rural education, education, the legal a frameworks ofdeafeducation, the role ofthetranslatorandinterpremolarpoundsandtheanalysisofthe interview, wheretheresultsrevealedhowdifficulttheinclusionofdeafstudents mainstreamschools.
Keywords: Inclusão
Surdos
Educação especial
Zona Rural
Educação do campo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2418
Issue Date: Dec-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOC22062016670,35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.