Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2418
Tipo: TCC
Título: Inclusão: um olhar sobre a prática da língua brasileira de sinais - LIBRAS nas escolas do campo
Autor(es): Camurça, Dayane de O.
Silva, Kalarkiane Pontes da
Primeiro Orientador: Silva, Livaneide Guedes de Aquino
referee1 : Fonseca, Fábio do Nascimento
referee2: Dantas, Taísa Caldas
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso abordará o seguinte tema: Inclusão. Um olhar sobre a prática da Língua Brasileira de Sinais - Libras nas escolas do campo, onde discorrerá sobre os „surdos‟ e „educação do campo‟, no qual será analisado no decorrer do trabalho se a pratica de Libras com os educandos surdos ocorre efetivamente nas escolas do campo. Para tanto a metodologia apresentada se dar através de uma entrevista, realizada na escola do campo, com uma professora que leciona em uma sala multisseriada, onde foram feitos alguns questionamentos como, por exemplo: O professor está preparado para atender alunos surdos? O professor fez curso de Libras, ou se interessou em fazer? Existe um intérprete de Libras em sala de aula? A escola tem estrutura pedagógica para trabalhar com pessoas que tenham algum tipo de deficiência? A inclusão nas escolas e principalmente em sala de aula acontece? Dessa forma inicialmente apresentaremos o conceito e história da educação do campo, uma retrospectiva da educação dos surdos e da educação inclusiva, os marcos legais da educação dos surdos, o papel do tradutor e intérpre de Libras e a análise da entrevista, onde os resultados revelaram o quanto é difícil à inclusão dos alunos surdos nas escolas regulares.
Abstract: ThisworkCompletionofcourse covers thefollowingtopic: atthepracticeofBrazilianSignLanguage whichwilltalkaboutthe 'deaf' and - 'rural Libras Inclusion. in education', A schoolsofthefield, whichwillbeanalyzed thisworkisthepracticeofPoundswiththedeafstudentsactuallyoccurs look in in schoolsfield. Thereforethemethodologypresentedbethroughan interview, held in theschoolfield, with a teacherwhoteaches in a multisseriateroom, wheretheyweremade some questionssuch as: Istheteacherpreparedtomeetdeafstudents? The teachermadecoursePounds, orinterested in doing? Thereis a SignLanguageinterpreter in theclassroom? The schoolhaspedagogicalstructuretoworkwithpeoplewhohave a disability? Inclusion in schoolsandespecially in theclassroomhappens? Thusinitiallypresenttheconceptandhistoryof retrospectiveofdeafeducationand inclusive rural education, education, the legal a frameworks ofdeafeducation, the role ofthetranslatorandinterpremolarpoundsandtheanalysisofthe interview, wheretheresultsrevealedhowdifficulttheinclusionofdeafstudents mainstreamschools.
Palavras-chave: Inclusão
Surdos
Educação especial
Zona Rural
Educação do campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2418
Data do documento: Dez-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOC22062016670,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.