Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2421
metadata.dc.type: TCC
Title: A organização do trabalho pedagogico nas salas multisseriadas da escola do campo no sitio Areia Branca no município de Sobrado/PB
metadata.dc.creator: Francisco, Célio dos Santos
Lopes, Silmara Raquiele da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Aragão, Wilson Honorato
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Fábio do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Dantas, Edson Thadeu Bichara
metadata.dc.description.resumo: O objetivo dessa monografia é investigar o trabalho Pedagógico nas classes Multisseriadas no Sitio Areia Branca cidade de Sobrado /PB. Especificamente as dificuldades encontradas pelos professores e alunos. O objetivo principal do trabalho é observar como se constrói o projeto de aulas das salas multisseriadas, como os professores reagem diante dessa forma de ensino. E conhecer, o acompanhamento deformação continuadas que esses professores tem.As classes multisseriadas são muito criticadas, mas para muitos alunos ainda é a única forma de ensino. Esta pesquisa foi feita no sitio Areia Branca na cidade de Sobrado PB. Através da aplicação de questionário, as professoras da escola Francisco Luis da silva. Escola Situada zona Rural onde existe a maior evidencia dessa modalidade de ensino, e que atua na modalidade de salas multisseriadas com as séries do quarto e quinto ano. Concluímos que as salas multisseriadas ainda são uns grandes desafios para os professores e alunos, como também há um grande descaso das políticas publicas em relação ao tema da Pesquisa e a grande falta de informação durante a Graduação. Onde os resultados da pesquisa apontam que os professores só foram ter conhecimento sobre o tema, quando foram diretamente para o trabalho Pedagógico na Sala de aula. Como também não tiveram nenhum conhecimento sobre as classes multisseriadas em sua Graduação, apenas das classes normais.
Abstract: The object of this paper is to investigate the pedagogical work in Multiseriated classes in SitioAreiaBranca City Sobrado / PB. Specifically the difficulties encountered by teachers and students. The main objective of this work is to look at how to build the project classes of multiple-grade classrooms, and teachers react to this form of teaching. And knowing, monitoring of continuing education that these teachers have. The multigrade classes are much criticized, but for many students is still the only form of education. This research was done at the site AreiaBranca in the city of Sobrado PB. Through the questionnaire, the school teachers Francisco Luis da silva. School Located Rural area where there is the greatest evidence of this type of education, which operates in the form of multiple-grade classrooms with the fourth series and fifth year. We conclude that the multigrade rooms is still a great challenge for teachers and students, but also there is a great neglect of public policies in relation to the subject of research and the lack of information during the graduation. Where the survey results show that teachers were only having knowledge on the subject when they were directly to the pedagogical work in the classroom. But also they had no knowledge of the multigrade classes in its undergraduate, just the normal classes.
Keywords: Educação do campo
Classes multisseriadas
Trabalho pedagógico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2421
Issue Date: 1-Dec-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSF250920171,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.