Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24220
Tipo: Dissertação
Título: Portal do egresso: proposta para acompanhamento de egressos do mestrado profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes
Autor(es): Souza, Mariana Celeste Carvalho da Silva de
Primeiro Orientador: Prestes, Emília Maria da Trindade
Resumo: O objetivo geral deste relatório técnico é construir, em forma de protótipo, o Portal do Egresso MPGOA. Os cursos de pós-graduação no Brasil passam por Avaliação Quadrienal promovida pela CAPES, devendo, portanto, atender a itens exigidos em Fichas de Avaliação. Além de outras questões, esses itens tratam também da autoavaliação do curso, acompanhamento de egressos e visibilidade do curso em mídias de comunicação, que serão os tópicos abordados nesse relatório. Para isso, são apresentados os conceitos de aprendizagem, tanto em nível individual quanto organizacional; organizações aprendentes; ficha de avaliação CAPES; autoavaliação; acompanhamento de egressos; internet no Brasil; e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Na construção do Portal do Egresso, foram utilizadas as etapas do Design Thinking, metodologia utilizada quando se quer empreender protótipos. Também foram aplicados questionários com os egressos e pré-egressos do MPGOA, cujas respostas, além de constituírem elementos importantes na concepção do Portal, serviram também para a breve análise de dados aqui apresentada. Como resultado, apresenta o link do Portal do Egresso MPGOA, criado a partir da plataforma Google Sites, representando conceitualmente a criação de um mecanismo de acompanhamento dos egressos do Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes.
Abstract: The main objective of this technical report is to create, in the form of a prototype, the MPGOA Graduate Portal. Graduate school courses in Brazil are submitted to a Quadrennial Evaluation promoted by CAPES and, thus, must comply with the items demanded in Evaluation Forms. Besides other questions, these items also deal with subjects such as course self-evaluation, graduates follow-up and course visibility in communication media, which are the topics approached in this report. In order to do that, the following concepts are presented: learning, both on individual and organizational level; learning organizations; CAPES evaluation form; self-evaluation; graduates follow-up; internet in Brazil; Digital Information and Communication Technologies. The construction of the Graduate Portal used steps of the Design Thinking process, a methodology applied when prototypes are intended to be created. Questionnaires were also applied with MPGOA’s graduates, whose answers, besides being important elements in the conception of the Portal, also helped the brief data analysis presented here. As a result, the report presents a hyperlink to the MPGOA Graduate Portal, created with Google Sites, conceptually representing the creation of a follow-up mechanism for the graduates from Master’s Program in Learning Organizations Management.
Palavras-chave: Egressos
Autoavaliação
Prototipagem
Design thinking
Graduates
Self-evaluation
Prototyping
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24220
Data do documento: 3-Jun-2022
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarianaCelesteCarvalhoDaSilvaDeSouza_Dissert.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons