Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2424
metadata.dc.type: TCC
Title: Gestão de escolas do campo: um olhar sobre a Escola Marino Eleotério do Nascimento, no município de Conde - PB
metadata.dc.creator: Santos, Rejailza de Oliveira
Lima, Thaynara dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Francisca Alexandre de
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Fábio do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Aragão, Wilson Honorato
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa como vem sendo desenvolvida a gestão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marino Eleotério, no município de Conde-PB. Para isso trabalhamos com uma metodologia de caráter descritivo, que utilizou como instrumento de pesquisa o questionário, a fim de traçar um perfil sócio cultural os sujeitos da pesquisa e a entrevista, a partir de um tópico guia, realizada com a gestora da escola, funcionários, professores e alunos. O objetivo foi, a partir de suas falas, compreender o tipo de gestão vivenciada na escola. Os resultados apontam uma gestão dentro de uma perspectiva democrática e enfatizam a importância da boa relação entre os sujeitos da comunidade escolar. No entanto, entendemos que há necessidade de se aprofundar a compreensão de papeis destes sujeitos, ampliar os espaços de discussão e unir esforços na luta por uma efetiva participação dos mesmos nos processos de tomada de decisão.
Abstract: This work analyzes As COMES Being developed the Management of Municipal Elementary School Marino Eleotério, no municipality of Conde - PB. For IT work with a methodology of descriptive character, que used as research instrument the Questionnaire, an End to draw um profile Member Subjected OS Cultural Research and the interview, the hum From Topic Guide, carried out with the school management, staff, teachers and Students. The objective was, from their statements, understand the type of management experienced in school. The results point A Management Within A Democratic perspective and emphasize the importance of good relationship between the subjects of the school community. However, we understand what is necessary to deepen the understanding of roles of these subjects, expand OS Spaces Discussion and join efforts in the fight For the Effective Participation In the same decision-making processes.
Keywords: Gestão democrática
Gestão escolar
Educação do campo
democratic management
school management
Rural education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2424
Issue Date: 30-May-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROS07102016672,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.