Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24267
Tipo: | TCC |
Título: | O princípio das gavetas de Dirichlet: tratamento e problemas para o ensino médio |
Autor(es): | Bezerra, Mário José Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Albuquerque, Nacib Gurgel |
Resumo: | O Princípio de Dirichlet é muito conhecido como o Princípio da Casa dos Pombos ou Princípio das Gavetas e pode ser apresentado como uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem de alunos do ensino médio, buscando despertar nos alunos o interesse pelos estudos e assim os projetarem para um futuro acadêmico, contribuindo socialmente com suas pesquisas. O Princípio das Gavetas é simples e intuitivo, o que possibilita que este princípio tenha uma funcionalidade didática em sala de aula na resolução de problemas matemáticos. Podemos mencionar que o Princípio de Dirichlet, apesar de ter uma fácil compreensão, é possível, a partir dele, resolver problemas de alta complexidade. Tal Princípio é uma ferramenta que possibilita a resolução problemas matemáticos de vários níveis de dificuldade, contudo o que veremos nesse trabalho é a utilização do mesmo utilizado como objeto didático no ensino médio. |
Abstract: | The Dirichlet Principle is well known as the Pigeonhole Principle or Drawer Principle and can be presented as an important tool in the teaching and learning process of high school students and from this Principle seek to arouse in students an interest in studies and thus projecting them to an academic future and contributing socially with their research. The Drawer Principle is simple and intuitive, which makes it possible for this principle to have a didactic functionality in the classroom in solving mathematical problems. We can mention that the Dirichlet Principle, despite having an easy understanding, it is possible, from it, to solve problems of high complexity. In other words, The Pigeonhole Principle is a tool that makes it possible to solve mathematical problems of various levels of difficulty, however what we will see in this work is the use of Dirichlet's Principle of Drawers used as a didactic object in high school. |
Palavras-chave: | Princípio de Dirichlet Resolução de problemas matemáticos Ensino de matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24267 |
Data do documento: | 15-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MJRB16082022.pdf | 621,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.