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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24278
Tipo: TCC
Título: MAPEAMENTO DAS CERVEJARIAS ARTESANAIS PARAIBANAS
Autor(es): Guedes, Rafaela Mabel Silva
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Vitor Hugo Rocha de
Resumo: O presente trabalho mapeou a produção de cervejas artesanais no Estado da Paraíba, compreendendo seus estilos, processos produtivos e gestão das empresas. Partimos da compreensão que se trata de uma temática de extrema relevância para a gastronomia. Para o desenvolvimento do trabalho, optamos por nos restringir às cervejarias regularmente cadastradas no MAPA, tendo em vista que essa é condição necessária para comercialização do produto. A pesquisa bibliográfica acompanhou todo o desenvolvimento do trabalho. Para realização da pesquisa de campo, foram entrevistadas seis cervejarias legalizadas localizadas no Estado, abordadas por aplicativo de mensagem. Nos resultados encontramos que entres os três tipos mais produzidos, estão as cervejas de trigo, seguidas pelos estilos IPA e APA e seus derivados. Quanto às estratégias de marketing, percebeu-se que a maior parte das cervejarias utilizam a ligação com a cultura local como identidade de marca ou de produto, fazendo uso inclusive de ingredientes regionais em suas receitas. Os dados apontam também que o mercado de cervejas artesanais na Paraíba, apesar de ainda pouco expressivo em relação a outros Estados, está em expansão e se apresenta muito promissor, mesmo frente às dificuldades da regulamentação.
Abstract: The present work mapped the production of artisanal beers in the State of Paraíba, analyzing types of beer, production processes and company management. This is understood as an extremely relevant topic for gastronomy Studies. For the development of the paper, it was chosen to restrict the research to the breweries regularly registered within the Brazilian Ministry of Agriculture, (MAPA), considering this is a mandatory condition for selling the product. A bibliographic research followed the entire development of the paper. For the field research, six legal breweries, approached by text message, were interviewed,. The research results show that the three most produced types are: wheat beers, followed by Indian Pale Ale (IPA) and American Pale Ale (APA). As for marketing strategies, it was noticed that most breweries use local culture as a brand or product identity, including the use of regional ingredients in their recipes. The data also pointed out that the artisanal beer market in Paraíba, although not very significant comparing to other states, is expanding and is very promising, even in the face of regulatory difficulties.
Palavras-chave: Cerveja Artesanal
Microcervejaria
Gastronomia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gastronomia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24278
Data do documento: 27-Mar-2020
Aparece nas coleções:CTDR - TCC - Gastronomia

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