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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2428
Tipo: | TCC |
Título: | O papel do(a) pedagogo(a) na educação não escolar: reflexões sobre a educação no/para o trânsito do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba |
Autor(es): | Silva, Maria Salete da Barbosa, Milânia Avelino Soares, Rosângela Gomes de Lima |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Rita Cristiana |
Resumo: | Este trabalho teve a intenção de analisar a atuação do(a) pedagogo(a) na educação não escolar e se debruçou para investigar o tema a partir das práticas de educação no/para o trânsito do Departamento de Divisão de Educação de Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba –DETRAN/PB. A investigaçãoexplorouasseguintesquestões:quais as dificuldades enfrentadas pelo(a) pedagogo(a) na atuação em um espaço não escolar? Quais as contribuições pedagógicas do trabalho realizado num espaço não escolar para educação no/para o trânsito? Qual a importância do curso de Licenciatura em Pedagogia na formação de profissionais para atuarem em espaços não escolares? No quadro teórico recorremos a vários autore(a)s, numa pesquisa bibliográfica sobre a trajetória histórica e conceitual deeducação formal e não formal e da área da pedagogia, como, por exemplo, PauloGhiraldelli Júnior, Maria da Glória Gohn, Moacir Gadotti, Carlos Alberto Torres, entre outro(a)s. No plano metodológico, a opção foi pela abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória. Utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados e o método de análise textual discursiva, cunhado por Roque MoraeseMaria do CarmoGaliazzi, para interpretar os dados. Foram sujeitos da pesquisa a coordenadora e a equipe multidisciplinar do DETRAN/PB. Os resultados apontaram que o(a) pedagogo(a) é um/umaprofissional que pode atuar também em espaços não formais, onde o objetivo seja a formação humana e haja o envolvimento de processos educativos. No DETRAN/PB, a referida profissional apresenta características como facilidade de se expressar e comunicar, além de um grande senso de responsabilidade e liderança. Sua formação envolveu o desenvolvimento de habilidades como: enfrentar desafios cotidianos, trabalhar em grupos, fazer planejamentos e orientações e mediar práticas pedagógicas. Tais habilidades contribuem com o trabalho de emancipação humana, nas suas relações cotidianas e na construçãosocial. Por fim, concluímos que a área daeducação não formal é um campo que vem se consolidando e se fazendo necessário e urgente para a formaçãocidadã e que o curso de Pedagogia tem essencial importância na formação de pedagogo(a)s para atuarem nesses espaços. |
Abstract: | This study intended to analyze the performance of the pedagogue in non-school education and leaned to investigate the subject from the educational practices in / for the transit of the Department of Education Division for the transit of Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba – DETRAN/PB. The research explored the following questions: What are the difficulties faced by the pedagogue in acting in a non-school environment? What are the pedagogical contributions of the work done in a non-school environment for education in / for transit? How important is the Bachelor's Degree in Education training professionals to work in non-school spaces? In the theoretical framework we use multiple authors in a bibliographic research on the historical and conceptual trajectory of formal and non-formal education and pedagogy area, for example, Paul Ghiraldelli Junior, Maria da Glória Gohn, Moacir Gadotti, Carlos Alberto Torres, among others. At the methodological level, the option was the qualitative approach, with field research, descriptive and exploratory. We use a semi-structured interview and observation as data collection instruments and the discursive textual analysis method, coined by Roque Moraes and Maria do Carmo Galiazzi to interpret the data. Research subjects were the coordinator and the multidisciplinary team of the DETRAN/PB . The results showed that the pedagogue is a professional who can also operate in non-formal spaces, where the objective is the human formation and there is the involvement of educational processes. In DETRAN/PB, the coordinator has characteristics such as ease to express themselves and communicate, as well as a great sense of responsibility and leadership. Their training involved the development of skills such as: face daily challenges, work in groups, make plans and guidelines and mediate pedagogical practices. These skills contribute to the work of human emancipation, in their daily relationships and social construction. Finally, we conclude that the area of non-formal education is a field that has been consolidating and making an urgent need for civic education and the Bachelor's Degree in Education has importance in training pedagogue to work in these spaces. |
Palavras-chave: | Pedagogia – formação Educação formal Educação não formal Educação - trânsito |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2428 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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