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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24290
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, ALICE SOARES-
dc.date.accessioned2022-08-19T18:14:33Z-
dc.date.available2020-12-15-
dc.date.available2022-08-19T18:14:33Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24290-
dc.description.abstractThe açaí pulp and products have high nutritional value and significant commercial potential. Frozen pulp, açaí cream, popsicles and açaí sorbet, , among others, are found in local stores. Most of these products are sold in bar and açaí shops. Among consumers there are people of all ages and social classes. The production of açaí grows on average 10% per year, representing a growing market. The aim of this work was to evaluate physical-chemical characteristics and the consumption profile of different açaí products found in different points of sale in the city of João Pessoa, Paraíba. Samples of mix, sorbet and açaí cream were obtained directly from local merchants and supermarkets. The samples were analyzed for pH, acidity, soluble solids and total solids parameters. Other physical-chemical analyzes could not be carried out due to the COVID-19 pandemic. A consumption profile study was carried out with 201 participants, who answered several questions about the consumption habit, knowledge about the bioactive properties of açaí and ingredients of açaí products. As for the results of the work, in general, the samples showed results consistent with Brazilian legislation regarding physical-chemical parameters. In interviews with consumers, 94% said they consume açaí, and among them, 58.6% said they rarely consume. However, there is a lack of knowledge about the ingredients that açaí products are made of. With this work, it was found that many consumers do not have detailed information about the bioactive compounds of açaí, and that the most consumed products are açaí cream and sorbet.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rodrigo Pereira (rodrigo@ctdr.ufpb.br) on 2022-08-19T18:14:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASP15122020.pdf: 420837 bytes, checksum: d8f84d3493f9843fd04cb1f30ee9b1f9 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProdutos de açaípt_BR
dc.subjectHábito de consumopt_BR
dc.subjectGelados comestíveispt_BR
dc.titleESTUDO DE CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E DO PERFIL DE CONSUMO DE PRODUTOS COM AÇAÍpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rockenbach, Ismael Ivan-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5526871287542631pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5526871287542631pt_BR
dc.description.resumoA polpa e os produtos de açaí apresentam elevado valor nutricional e significativo potencial de comercialização. Encontra-se no comércio local a polpa congelada, o creme de açaí, o picolé e o sorbet de açaí, entre outros. A maioria destes produtos é comercializada em lanchonetes e açaiterias. Entre os consumidores há pessoas de todas as idades e classes sociais. A produção de açaí cresce em média 10% ao ano, representando um mercado em crescimento. O objetivo deste trabalho foi avaliar características físico-químicas e o perfil de consumo de diferentes produtos de açaí encontrados em diferentes pontos de venda na cidade de João Pessoa, Paraíba. Foram obtidas amostras de mix, sorbet e creme de açaí, diretamente de comerciantes e supermercados locais. As amostras foram analisadas quanto aos parâmetros de pH, acidez, sólidos solúveis e sólidos totais. Outras análises físico-químicas não puderam ser realizadas devido à pandemia de COVID 19. Foi realizado um estudo de perfil de consumo com 201 participantes, que responderam a diversas perguntas acerca do hábito de consumo, conhecimentos sobre as propriedades bioativas do açaí e ingredientes de produtos de açaí. Quanto aos resultados do trabalho, em geral, as amostras apresentaram resultados coerentes com a legislação brasileira quanto aos parâmetros físico-químicos. Nas entrevistas com os consumidores, 94% disseram que consomem açaí, entre estes, 58,6% disseram que consomem raramente. Porém há falta de conhecimento acerca dos ingredientes que compõem os produtos de açaí. Com este trabalho, verificou-se que muitos consumidores não possuem informações detalhadas sobre os compostos bioativos do açaí, e que os produtos mais consumidos são creme e sorbet de açaí.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentTecnologia de Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
Aparece nas coleções:CTDR - TCC - Tecnologia de Alimentos

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