Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2431
Tipo: | TCC |
Título: | O lúdico e suas contribuições na educação infantil |
Autor(es): | Bandeira, Priscilla Oliveira Souza, Prisilla Kézia Tavares de |
Primeiro Orientador: | Sousa, Nádia Jane de |
Resumo: | O presente trabalho tem como temática “O lúdico e suas contribuições na Educação Infantil”. Defende-se este como uma necessidade básica na vida do ser humano, que não pode ser vista apenas como diversão, mas como um aprendizado espontâneo e significativo. Desta forma, apresentamos a seguinte problemática: como são tratadas as atividades lúdicas, em especial os jogos, brinquedos e as brincadeiras, na ação pedagógica das educadoras? Tivemos como objetivo apresentar a presença do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, bem como, as suas contribuições na educação infantil, mostrando que o lúdico é considerado um importante fator neste processo. Para tanto, a metodologia utilizada se pautou pela pesquisa de natureza qualitativa, alicerçada em pressupostos teóricos que abarcam a temática e pesquisa de campo, que se desdobrou através de observações em sala de aula e questionários direcionados a duas professoras que atuam na pré-escola, ambas de um Centro de Referência da Educação Infantil (CREI), localizado na cidade de João Pessoa/PB. Entre os referenciais teóricos adotados, privilegiamos a produção de alguns autores como Kramer, Kishimoto, Vigotsky, Piaget, Freire, entre outros. Diante de todas as informações contidas em nossa pesquisa, pode-se concluir que é indispensável a presença das atividades lúdicas no processo educativo, uma vez que são consideradas atividades privilegiadas de interação e construção de conhecimentos, apoiadas nas necessidades e realidades das crianças. Cabe mencionar que as professoras pesquisadas também reconhecem o papel das brincadeiras, dos jogos e dos brinquedos, no processo educativo, como fatores que contribuem para o desenvolvimento infantil. |
Abstract: | This work has as its theme "The playful and contributions in kindergarten." It is argued this as a basic necessity in human life, which can not be seen only as entertainment, but as a spontaneous and meaningful learning. Thus, we present the following problems: they are treated recreational activities, especially games, toys and games, in the pedagogical action of the educators? We aim to introduce the playful presence in the teaching-learning process, as well as their contributions to teachers and students of early childhood education, showing that the playful is considered an important factor in this process. Therefore, the methodology used was based by qualitative research, based on theoretical assumptions that include theme and field research, which unfolded through observations in the classroom and questionnaires targeted the two teachers working in pre-school, both Children's Education Reference Center (CREI) Children, located in João Pessoa / PB. Among the theoretical framework adopted, we favor the production of authors like Kramer, Kishimoto, Vygotsky, Piaget, Freire, among others. Before all the information contained in our research, we can conclude that it is indispensable to the presence of recreational activities in the educational process, since they are considered privileged activities of interaction and construction of knowledge, supported to the needs and realities of children. However, it is worth mentioning that the teachers recognize the role of play, games and toys in the educational process, as factors contributing to child development |
Palavras-chave: | Lúdico Ensino - aprendizagem Educação infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2431 |
Data do documento: | 12-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
POB19012016.pdf | 795,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.